Campus do Sertão inicia a primeira participação no Congresso Acadêmico

Evento reúne 380 pessoas em atividades no campus de Delmiro Gouveia e Polo Santana do Ipanema.

Ediméia Santiago, diretora acadêmica, na abertura do Congresso

Lídia Ramires - jornalista

O Campus do Sertão participa pela primeira vez de uma edição do Congresso Acadêmico da Ufal. Em seu segundo semestre letivo de atividades, a programação foi iniciada na segunda-feira, em Delmiro Gouveia e prossegue até o sábado, com minicursos, mesas-redondas, palestras e oficinas.

A manhã foi iniciada com a recepção dos participantes, Solenidade de Abertura e a conferência “Educação Pública e Democrática: Espaço para Emancipação Humana”, com o prof. Dr. Ivo Tonet, prestigiada por 110 pessoas, entre alunos, professores do Campus do Sertão, dos estados da Bahia e Pernambuco, além de outros campi da Ufal e a comunidade local.

A programação prossegue durante a tarde com a palestra “A lógica do desenvolvimento local”, com Paulo Wataru (Sebrae-Ba), o minicurso “Educação para uma Cultura de Paz”, com as professoras Maria José Araújo (História) e Alaíde Maria Araújo Nascimento (Matemática), e a experiência nos trabalhos da Diocese de Floresta/PE.

Ainda à tarde, foi iniciada a oficina “Interpretação Teatral”, com o prof. Otávio Cabral, que segue até a sexta-feira. A mesa redonda “Pesquisa e Letras: uma discussão sobre a Análise de Categorias”, com a profª. Me. Lídia Ramires e a profª. Dra. Lígia Ferreira, ambas do Campus do Sertão da UFAL, finalizaram as atividades da tarde da segunda-feira.

À noite, no Laboratório de Informática, o analista de sistemas (NTI/UFAL), Deive Fabian, e o assistente de Tecnologia (NTI/UFAL), Keymerson Pereira, realizaram o minicurso “Usando a Ferramenta Open Office para a Elaboração de Trabalhos Acadêmicos”.

Estão inscritos nas atividades do Congresso Acadêmico, no Campus do Sertão, 380 participantes dentre professores, alunos e membros da comunidade em geral.

Santana do Ipanema

As atividades do polo Santana do Ipanema foram abertas com uma visita acadêmica dos alunos de Ciência Econômicas e Ciências Contábeis ao Campus A.C. Simões, em Maceió. O grupo de alunos foi acompanhado pelo coordenador do polo, Lucas Muniz e o professor Ibsen Bittencourt.

Na programação desta terça-feira, os alunos do polo participarão da mesa-redonda “Profissional do século XXI”, com os professores Acurcio Castelo David, Lucas Maciel Muniz e Luciano Celso Barbosa, das palestras “Previdência Social”, com a gerente geral do INSS, Maria Celma Oliveira Campos, e “Produtos Orgânicos: Retrocesso do sistema produtivo agrícola ou estratégia empreendedora para os agricultores familiares? – O caso de Alagoas”, com o administrador do polo Santana do Ipanema, Diego Gourthieres Fernandes.