Congresso Acadêmico foi encerrado com participação das crianças

Crianças participaram das atividades no último dia do Congresso

O Congresso Acadêmico cumpriu o objetivo de mobilizar a comunidade acadêmica para compartilhar a produção científica e cultural de todas as unidades, mas também teve atividades para a sociedade, incluindo o público infantil, que se apresentou no encerramento, no sábado,23, pela manhã, durante a Universidade da Infância, que ofereceu também oficina com dicas de saúde, atividades de pintura, teatro, contação de estória, musicalização e automassagem, para cerca de cem crianças entre 6 e 13 anos do Clima Bom, na Tenda Damião Alexandrino.

O encerramento da Semana da África também foi bastante movimentado, com uma festa de confraternização, no Espaço Canarinho, do Campus. Já na Tenda Cultural, aconteceram as apresentações dos trabalhos em Educação a Distância.

No campus do Sertão, para concluir as atividades do Congresso Acadêmico, foi realizada a mesarredonda sobre  “Educação e Tecnologia: O que o professor tem a ver com isso?”, com o  professores Felipe de Paula Souza e Ibsen Mateus Bittencourt, ambos da Ufal; em seguida, o tema em discussão foi “Educação de Gênero para a Emancipação Humana”, com as professoras Ana Cristina Conceição Santos e Lígia dos Santos Ferreira.

Saldo positivo

O Congresso Acadêmico movimentou todas as unidades dos três campi, com atividades de pesquisa, extensão e pedagógicas. “Este ano foram inscritos 2.358 trabalhos: 613 (Pibic); 483 (extensão); 679 (pesquisa e pós-graduação); e 224 outros trabalhos. Tivemos 499 atividades cadastradas assim distribuídas: 174 mini cursos; 150 palestras; 66 oficinas; 91 mesas redondas; 11 conferências, além de inúmeros eventos culturais. Todos os trabalhos estarão disponíveis no e-book”, informou o professor e vice-reitor Eurico Lôbo, agradecendo a participação da comunidade universitária no evento.

Personalidades do mundo acadêmico e cultural contribuíram com a riqueza dos debates nas várias áreas de conhecimento. A abertura foi feita pela vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, e na Tenda da Cultura Estudantil, nomes como Oswaldo Montenegro, Carlos Gregório e Pedro Gracindo estiveram debatendo com os estudantes.

As unidades acadêmicas também fizeram atividades específicas, com apresentações de trabalhos dos alunos, incentivando a produção intelectual. Além disso, vários professores e personalidades foram homenageados durante o evento, a exemplo do painel realizado pelo Instituto de Ciências Sociais sobre Gildo Marçal Brandão, alagoano, jornalista, fundador da  Voz da Unidade, ou a homenagem dos alunos e professores do Instituto de Matemática ao professor Chico Potiguar.

O Congresso Acadêmico reuniu múltiplos eventos: o XX Encontro de Iniciação Científica, a IX Semana de Extensão Universitária, a VII Semana de Cultura Africana, a VI Semana Alagoana de Empreendedorismo, III Colóquio de Epistemologia da Educação Física e as Jornadas das Unidades Acadêmicas.