Encontro dos Servidores teve grande participação e abertura com Leila Navarro


- Atualizado em
Leila Navarro falou sobre compromisso como essência da motivação
Leila Navarro falou sobre compromisso como essência da motivação

Lenilda Luna - jornalista

A solenidade de abertura do IV Encontro dos Servidores da Ufal, no Hotel Radisson, na noite da última quinta-feira, 14,contou com a presença da reitora, Ana Dayse Dorea, do vice-reitor, Eurico Lôbo, da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Silvia Cardeal, do pró-reitor de Graduação, Anderson Dantas, e de vários diretores de unidades, além de um auditório lotado de servidores.

Silvia Cardeal destacou a alegria de realizar mais um encontro, com um numero maior de participantes. “Trabalhamos numa instituição que investe na capacitação dos servidores, e estamos percebendo a resposta deste investimento na qualidade dos serviços”, disse a pró-reitora.

O vice-reitor, Eurico Lôbo, ressaltou que a gestão moderna se baseia na valorização do servidor. Já a reitora Ana Dayse aproveitou para cumprimentar todos os funcionários, em especial aos aposentados que estavam participando do encontro, e também aos professores, que comemoraram seu dia no dia 15 de outubro. “Estamos felizes em proporcionar mais este momento de confraternização e aprendizagem”, disse a reitora.

Logo após os discursos de abertura, a palestrante da noite, Leila Navarro, falou sobre o tema “Comprometimento: a essência da motivação”. Experiente em atrair a atenção da platéia, ela interagiu com os servidores presentes e criou um clima de muita descontração durante a palestra.

Com muitas brincadeiras e exemplos do cotidiano, Leila disse que o potencial de realização de cada um não pode ficar preso a velhos paradigmas. “Você fala mais do que suas palavras. Sua atitude e compromisso são muito mais do que o discurso”, disse Navarro aos servidores.

Em muitos momentos, a palestrante citou o resgate dos mineiros no Chile para exemplificar a força do ser humano, que surpreende. “Eles ficaram meses soterrados, mas saíram de lá animados, cumprimentando os parentes, demonstrando firmeza”, observou ela.

Usando os mineiros como exemplo de determinação e coragem, Leila falou que precisamos superar a cultura das desculpas. Segundo Leila, arranjar justificativas para os fracassos só enfraquece a convicção. “Ninguém cortaria o cabelo com um profissional que colocasse na porta do salão ‘errar é humano’, não é? Então vamos mudar esse pensamento para ‘acertar é humano’”, provocou a palestrante.

Leila também destacou o período de desenvolvimento vivido pelo Brasil. “Somos um país emergente, o primeiro da sigla do momento, BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) considerado um bloco com grande potencial político e econômico”, disse a palestrante. E ainda brincou “é bom ser brasileiro e ser servidor público é ser brasileiro duas vezes”.

Falando sobre motivação, Leila Navarro resumiu em três aspectos: saber o que quer (autoconhecimento), acreditar que pode conseguir (autoconfiança) e saber que merece alcançar (autoestima). “Aprendemos na infância a jogar o jogo da exclusão, mas agora é a hora do jogo da inclusão, onde ninguém precisa perder, ninguém precisa ficar de fora, todos podemos ganhar juntos”, concluiu Leila Navarro.

Na sexta-feira, 15, o encontro continuou com palestras sobre Desenvolvimento de Pessoas e Regime Jurídico Único, além de ginástica laboral, sorteio de brindes, apresentação dos trabalhos dos servidores, painel sobre as gerações da Ufal e música com o Som do Beco.