Engenharia de Pesca realiza Projeto Ambiental em escolas de Penedo

Diana Monteiro - jornalista

O projeto “Educação Ambiental para alunos do ensino fundamental das escolas municipais do bairro Santo Antônio – Penedo/Alagoas”, sob a coordenação do professor Alexandre Oliveira, do Curso de Engenharia de Pesca da Unidade de Ensino Penedo, vem sendo realizado em duas escolas. “O objetivo do projeto é avaliar a situação em relação a aspectos ambientais, mais precisamente a que se diz respeito a interação homem com o meio ambiente, como por exemplo, as atitudes que deveríamos tomar para que a cidade se tornasse mais limpa, abrangendo questões desde aquele papel de bala que não deve ser jogado no chão até ações que levem a uma reciclagem efetiva do lixo recolhido”, diz o coordenador.

O Projeto foi aprovado dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa (Pibip/ Ação) e conta com a participação de dois alunos.  Alexandre acrescenta que inicialmente o projeto teve como foco principal atuar em escolas do bairro Santo Antônio, mas para que o objetivo fosse atingido houve uma reformulação quanto ao campo de pesquisas. “Percebemos logo no início que seria mais interessante trabalharmos junto às escolas próximas à residência dos alunos participantes das ações. Sem dúvida,  essa proximidade não só favoreceu o contato com as diretoras das duas escolas como também tem facilitado a aplicação das atividades definidas”, afirma Alexandre Oliveira.

O Projeto tem duração de um ano e está na primeira etapa, com a aplicação de questionários aos professores e alunos, mas o professor Alexandre Oliveira diz que as ações serão contínuas e pretende envolver instituições, poder público local e Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Alguns resultados e metas futuras já serão conhecidos e debatidos na Unidade de Ensino Penedo durante o Congresso Acadêmico, de 18 a 23 deste mês.

Formação acadêmica

Ao falar sobre a participação de alunos dentro do programa Pibip-Ação, o professor Alexandre Oliveira enfatiza que as atividades do projeto têm importante contribuição para o desenvolvimento acadêmico. “Eles inicialmente estão tendo conhecimento e aprendendo toda a parte metodológica que requer um projeto, como confecção de relatórios, busca de informações em periódicos especializados e formulação de questionários”, diz.

Reforçando a importância para o aprendizado, o coordenador complementa dizendo que os alunos participantes do projeto desenvolverão, numa segunda etapa, ações de extensão ao compartilhar informações procurando identificar os mais preocupantes problemas ambientais apontados pelo público alvo. “Ao manter contato com esse universo diferenciado, eles exercitam a desenvoltura em público o que é bastante positivo para a formação profissional, e, conjuntamente poderão concretizar uma das metas do projeto, que é a produção e confecção de uma cartilha sobre meio ambiente dentro da realidade local’, ressalta o professor Alexandre Oliveira.