Engenharia ou Ciência: diferentes focos da Computação

Ciência da Computação ou Engenharia da Computação? A Universidade Federal de Alagoas oferece os dois cursos esse ano no PSS. Vamos esclarecer um pouco sobre as diferenças entre eles, com a ajuda do professor Fábio Cunha, coordenador do projeto pedagógico do novo curso.

Professor Fábio Cunha é o coordenador do projeto pedagógico do curso de Engenharia da Computação

Jhonathan Pino - Jornalista

Com 60 vagas anuais, duas entradas semestrais de 30 alunos e 10 semestres de disciplinas, o Curso de Engenharia da Computação mantêm diversas semelhanças com o “seu irmão mais velho” Ciência da Computação, e por isso, o curso já nasce com 34 professores do Instituto de Computação (IC), que vão trabalhar em conjunto com oito novos professores contratados até 2012 através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni).

O professor Fábio Cunha informa que ao todo serão 49 disciplinas com ênfase em Matemática, Física e Computação, além de estágio supervisionado, e para isso o curso será formado também por professores do Centro de Tecnologia (CTEC), do Instituto de Física (IF) e Instituto de Matemática (IM). Para o início das aulas, os docentes já contam com dois laboratórios de aula e seis laboratórios de pesquisa, entre eles, o Centro de Pesquisa em Matemática Computacional (CPMAT).

Ao mesmo tempo em que inicia as aulas, começam as obras de um novo prédio com cerca de 1300 m2, que deverá estar pronto no final de 2011, e do Laboratório de Análise de Processamento de Sinais Biomédicos. Segundo o professor Evando Costa, diretor do Instituto de Computação, existe a ideia de construção de um prédio inteligente para racionamento de energia. “Estamos buscando parceiros para fazer um prédio que utilize propostas do “smart greed” para a elaboração de redes de energia inteligente” explica o professor.

Os dois cursos também são complementares nas áreas de trabalho: enquanto a Ciência da computação define e programa algoritmos para a criação de softwares, o Curso de Engenharia da Computação cria e desenvolve hardwares, como robôs e sistemas digitais.

Outro curso que envolve o mundo da Computação e é oferecido pela Ufal através da modalidade de Educação à Distância, é o de Sistema da Informação, que tem ênfase em administração e no gerenciamento de atividades relacionadas aos negócios. Veja mais sobre as diferenças entre os três cursos clicando aqui.

Áreas de trabalho

A ênfase na formação do Engenheiro de Computação está em Sistemas Embarcados, Robótica, Automação e Controle. O profissional pode atuar na indústria de equipamentos, com sistemas elétricos e eletrônicos; nas indústrias que empreguem a automação, telecomunicação e controle; empresas de projetos envolvendo softwares e hardwares; em empresas de automação industrial e comércio.

“Em Alagoas, as indústrias química, açucareira, petrolífera e de telecomunicações são as principais empregadoras, mas também temos áreas promissoras, como a robótica, redes de computação, automação, projetos de circuitos integrados, sistemas embarcados e computação pervasiva”, ressalta Fábio Cunha.