Esenfar cria Mural de Gerenciamento de Resíduos

Alunos e professores que organizaram o mural

William Correia – estudante de Jornalismo

Alunos e professores da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) criaram espaço para divulgação das atividades desenvolvidas pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos da sua unidade: o Mural Eco Esenfar, inaugurado neste mês de outubro em evento com a presença do diretor da unidade acadêmica, João Xavier, alunos e professores envolvidos na iniciativa.

O Mural, construído com material reciclado e reaproveitado, incluindo resíduos de construção civil do próprio Campus, é uma proposta da Comissão aos alunos e professores participantes da disciplina Saúde e Sociedade I, do primeiro período do curso de Enfermagem. Segundo os criadores, além de objetivar a divulgação de informações e atividades desenvolvidas pela Comissão, serve para envolver os estudantes em uma prática adequada de gerenciamento de resíduos. Outra perspectiva é a manutenção deste mural pelas próximas turmas de primeiro período com programa de extensão permanente.

Os idealizadores acrescentam que a ideia de criação de um mural sensibiliza os estudantes a mudanças de atitudes no sentido de colaborar para a sustentabilidade ambiental dentro e fora da universidade.  “Além disso, a experiência de construção coletiva do mural possibilitou aos envolvidos vivenciar o processo de trabalho em equipe, cooperação mútua e potencialização das habilidades individuais e grupais”, declaram.

As professoras Danielly dos Anjos e Débora Santos, da disciplina Saúde e Sociedade I e Fátima Brito e Jorgina Jorge, membros da Comissão, são idealizadoras do Mural com o apoio da Sinfra e dos setores de Almoxarifado e Serviço de Limpeza.