Faculdade de Nutrição inicia jornada com discussão sobre alimentos


- Atualizado em
Debate sobre alimentação durante o Congresso Acadêmico
Debate sobre alimentação durante o Congresso Acadêmico

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

A palestra “Alimentos, nutriente e comida: categorias analíticas para estudos no campo da Alimentação e Nutrição”, ministrada pela professora Shirley Donizete Prado, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, abriu a série de atividades dentro da programação do Congresso Acadêmico 2010 da Faculdade de Nutrição.

A palestra, que reuniu estudantes e professores no auditório da Faculdade de Medicina, na tarde da segunda-feira, 18, contou com a presença do coordenador do VII Congresso Acadêmico e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lobo e do pró-reitor Estudantil (Proest), Pedro Nelson Ribeiro.

A discussão trazida por Shirley Donizete levou o público a refletir sobre a definição de alimento e do que é comida. “O alimento nada mais é do que o resultado de um processo de relações humanas, e essa relação atribui ao alimento um valor cultural muitas vezes mais destacado do que a importância nutricional”, afirma Donizete.

Para exemplificar como a relação social influi nos alimentos a palestrante apontou alguns atos do dia a dia. “Todas as pessoas têm sua maneira de colocar o alimento no prato: uns colocam o feijão primeiro em seguida o arroz; já outros fazem o inverso, ou mesmo colocam o alimento ao lado do prato, dependendo da sua interação com o ambiente”,  afirma Shirley.

Para retratar de que o alimento é resultado dessas relações a palestrante citou como exemplo o bolo de casamento que comumente segue o padrão de ser na cor branca. Em relação a esse conceito de alimento Donizete afirmou que nós atribuímos um significado social ao alimento e até mesmo atribuímos a sensações, que podem ser de medo, de alegria e até tristeza.

Continue participando das atividades da Jornada de Nutrição. Acesse a programação aqui