Instituto de Física e Universidade Espanhola fazem intercâmbio de conhecimento

Doutorando Laura Maestro fazendo intercâmbio na Ufal

Roberta Batista – estudante de jornalismo

A cooperação entre a Universidade Federal de Alagoas e o Grupo Santander vêm demonstrando bons resultados, principalmente quando se trata de intercâmbio. A parceria também acontece no Instituto de Física da Ufal, o IF, que obteve nota máxima na avaliação de pós-graduação realizada pelo Ministério da Educação (Mec) neste ano. A parceira entre IF e Santander se dá através de dois grupos de pesquisa, um da Ufal e outro da Universidade Autônoma de Madria, na Espanha.

O professor do IF, Carlos Jacinto da Silva, que também compõe o Grupo de Fotônica e Fluidos Complexos (GFFC) do Instituto de Física, está desenvolvendo um projeto de cooperação internacional com pesquisadores do Grupo de Investigación em Espectroscopía Láser (Giel) da Universidade Autônoma de Madri. Financiada pelo grupo Santander da Espanha, a cooperação científica envolve tanto pesquisadores quanto estudantes das duas instituições de ensino superior.

Este ano, o estudante de doutorado do GFFC Wagner Ferreira da Silva participou durante dois meses do grupo espanhol. E agora, a estudante espanhola de doutorado Laura Maestro está estudando no laboratório brasileiro. A doutoranda do Giel está investigando as propriedades ópticas e térmicas de quantum dots usando técnicas de espectroscopia.

Além de Carlos Jacinto, o professor Marcos Vermelho, que também é do Instituto de Física da Ufal, contribue com outros grupos de pesquisas nacionais e no exterior. Uma das cooperações é realizada com a Universidade de São Paulo (USP) e com a Université de Caen, na França, o projeto é denominado Capes-Cofecub.

Com duração de quatro anos, o Capes-Cofecub envolve alunos e professores de várias Instituições de Federais de Ensino Superior (Ifes), entre elas a Universidade Federal de Uberlândia (Ufu), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC – USP).  O projeto permite que os alunos desenvolvam pesquisas no exterior, contribuindo com a formação dos futuros pesquisadores. Para dar seguimento a essa colaboração, o professor do IF viajará para a França em novembro.