Itaú Cultural e Ufal abrem inscrições para Curso de Gestão e Políticas Culturais

Direcionado a gestores públicos e privados e profissionais do setor cultural, o encontro acontece entre os dias 8 e 12 de novembro, no Centro Cultural Sesi.

Estão abertas até o dia 2 de novembro as inscrições para o Curso de Gestão e Políticas Culturais, de 8 a 12 de novembro, das 8h30 às 18h, no Centro Cultural Sesi. Promovido pelo Instituo Itaú Cultura e Universidade Federal de Alagoas, o evento trará nomes conhecidos nacionalmente, como Albino Rubim e Ana Carla Fonseca, consultora especial em economia criativa para a ONU.

Procurando atender às demandas de gestores, produtores, pesquisadores, estudantes e artistas, as aulas serão nos períodos da manhã e da tarde, com carga horária total de 40h, e terá certificação emitida pelo Instituto Itaú Cultural e pela Ufal.

Criado em 2006, o Observatório Itaú Cultural configura-se como um espaço de reflexão e pesquisa sobre o setor cultural, que também contribui para a formação de recursos humanos.

A gestão da cultura exige cada vez mais competências na articulação de conhecimento dos contextos culturais com os pressupostos da administração, da produção, da economia e das políticas. A formação de quadros profissionais, com embasamento teórico e capacidade de intervenção em realidades locais, é imprescindível para que haja investigação de qualidade e gestão especializada.

O curso Gestão e Políticas Culturais tem como proposta realizar capacitação introdutória de agentes e gestores no setor da cultura para que possam lidar melhor com as especificidades da administração pública e compreender as diversas demandas culturais e os novos desafios.

O programa reúne professores e pesquisadores, reconhecidos em todo o Brasil, para apresentar-lhes um panorama das diversas abordagens da gestão: políticas culturais e desenvolvimento humano, políticas públicas, produção cultural, sistemas de financiamento, direitos culturais, sustentabilidade, redes culturais, patrimônio material e imaterial e economia da cultura.

Estrutura

O curso está organizado em cinco módulos, com aulas pela manhã e à tarde durante uma semana. Serão convidados oito profissionais, entre professores, gestores culturais e representantes do governo federal da área cultural para aulas expositivas e apresentação de experiência de gestão cultural (pública e/ou privada).

Público

Gestores de cultura do Estado de Alagoas, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, artistas e representantes de museus, fundações e associações culturais do estado.

Realização: Itaú Cultural e Universidade Federal de Alagoas. Pró-Reitoria de Extensão.

Local de realização: Centro Cultural Sesi. Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara – Maceió, AL.

inscrições gratuitas pelo site até 2 de novembro

informações: Proex: 82 3214-1134 e 82 3336-2828 ou proexufal@gmail.com