Maceió recebe pesquisadores em Odontologia do Nordeste

Abertura do Encontro teve a apresentação do Corufal

Diana Monteiro- jornalista

Foi aberta na noite desta quinta-feira, 4, e prossegue até sábado, 6, a XII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica (SNPqO), que tem como tema central “A pesquisa odontológica voltada para o desenvolvimento social”. A reunião, que tem como local o Praia Hotel Ponta Verde e o Maceió Mar Hotel, é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e conta  com a participação de 600 pesquisadores de todo o país.

A abertura teve como tema “Incentivo à Pesquisa”, com a participação do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, Josealdo Tonholo, da professora Nilza Martins, da Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas (Fapeal), e de Saul Martins Paiva, do CNPq. Cerca de 400 trabalhos foram inscritos no evento e esse ano haverá a premiação denominada de Milton Fernando Andrade, um referencial como pesquisador do curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas. Receberão o prêmio os trabalhos classificados nos três primeiros lugares, apresentados em cada horário do evento.

O professor Amaro de Mendonça Cavalcante, da Faculdade de Odontologia da Ufal e presidente da XII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica, diz que Alagoas inscreveu e aprovou 50 trabalhos. “Os trabalhos foram realizados por pesquisadores da Ufal e do Cesmac, dentro de programas de incentivo à pesquisa em pleno desenvolvimento nessas instituições de ensino superior. Há também trabalhos de conclusão de curso. O evento vem se consolidando e sendo uma referência no debate na área e reúne também pesquisadores do Norte/Nordeste e da Região Sudeste”, afirma o professor.

Considerando a pesquisa como suporte para que o profissional da área atue com segurança em todas as áreas ligadas à Odontologia, Amaro Cavalcante ressalta ainda que a cada ano o evento se realiza em um estado nordestino. “Isso facilita a participação de todos que fazem pesquisa na área, ou seja, a docentes pesquisadores, a alunos de graduação e pós-graduação e a profissionais pesquisadores”, frisa o professor.

O evento científico de Odontologia conta com uma vasta programação contendo simpósios, mesas redondas, cursos, apresentações orais e pôsteres, que visam discutir, aperfeiçoar e transformar seus resultados em uma nova realidade, com o objetivo de trazer benefícios para o progresso da ciência da saúde. Dentre os temas abordados estão “Defeitos do desenvolvimento dos dentes ainda no útero”; “Cirurgia bucomaxilofacial”; “Promoção de saúde bucal em estudantes de escolas públicas”; “Terapia endodôntica e qualidade de vida”; “Traumatismo dentário em adolescentes”; e “Tratamento de pacientes com HIV”.

A XII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica (SNPqO), além de reunir instituições federais de ensino superior conta com apoio da Fapeal, Capes, CNPq, Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Conselho Regional de Odontologia (CRO), Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, Prefeitura Municipal de Maceió, Academia Alagoana de Odontologia e Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO).

Inscrições online e mais informações no site.