Mais de dois mil trabalhos são apresentados no VII Congresso Acadêmico

Com participação da comunidade universitária e de convidados, foi aberto oficialmente na manhã desta segunda-feira, 18, na Tenda da Cultura Estudantil, o VII Congresso Acadêmico da Ufal. Intitulado “Excelência Acadêmica e Inclusão Social”, suas atividades serão estendidas até o sábado, 23, nos Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão.

Neste ano serão apresentados 2.358 trablahos durante a semana do Congresso

Diana Monteiro - jornalista e William Correia - estudante de Jornalismo

A abertura foi marcada pela apresentação cultural do Corufal e pela palestra da professora Wrana Maria Panizzi, vice-presidente do CNPq  e reitora honorária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que falou sobre “Excelência e Inclusão: paradigmas atuais da Ciência e Tecnologia”.

Na mesa de abertura, estiveram presentes a reitora Ana Dayse Dorea; o vice-reitor e coordenador geral do Congresso Acadêmico, Eurico Lôbo; o pró-reitor Estudantil  Pedro Nélson  Ribeiro Bonfim, representando os demais pró-reitores; Sílvia Uchoa, coordenadora da 22ª. Semana de Iniciação Científica; José Roberto Santos, coordenador da 9ª. Semana Universitária; Cláudia Milito, coordenadora da Semana de Empreendedorismo; e Enildo Marinho, diretor do Instituto de Ciência Humanas e Artes (ICHCA), representando os demais diretores das unidades acadêmicas.

Fizeram também parte da mesa de abertura a professora Célia Teles, representando  o Comitê Externo do Programa Institucional de Bolsas de iniciação Científica (Pibic) e os estudantes  Ismael Domingos, coordenador da Semana da Cultura Africana e Ézio Melo, representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Um grupo de professores e alunos do Campus do Sertão também esteve presente à abertura do VII Congresso Acadêmico.

Ao abrir solenemente o evento a reitora Ana Dayse cumprimentou a todos e especialmente ao Comitê Externo de Avaliação dos Trabalhos produzidos pela Ufal. Dirigindo-se à professora Wrana Panizzi, a reitora disse ser uma satisfação imensa recebê-la mais uma fez na Ufal,  destacando a atuação da conferencista em prol da universidade brasileira. “O meu cumprimento maior é para os estudantes, foco maior do Congresso Acadêmico, que assumem conosco o papel que temos enquanto universidade: produzir para transformar. Transformar  Alagoas, o Nordeste e o Brasil”, enfatizou a reitora.

Continuando, Ana Dayse disse que considera o evento um momento de grande encontro da comunidade acadêmica, e fez um cumprimento especial ao vice-reitor  Eurico Lôbo, coordenador  geral do Congresso Acadêmico nesses sete anos de realização. “Faço um agradecimento ainda a todas as unidades acadêmicas pelo engajamento nas inúmeras atividades programadas para esta semana na Ufal”, disse a Reitora.

Ressaltando que o evento foi iniciado ainda na primeira gestão Ana Dayse, o vice-reitor e coordenador geral do VII Congresso Acadêmico Eurico Lôbo falou não só da produção científica quantitativa, mas também qualitativa, registrada a cada ano de realização do evento.

“Este ano foram inscritos 2.358 trabalhos: 613 (Pibic); 483 (extensão); 679 (pesquisa e pós-graduação); e 224 (outros trabalhos). Temos 499 atividades cadastradas assim distribuídas: 174 mini cursos; 150 palestras; 66 oficinas; 91 mesas-redondas; 11 conferências, além de inúmeros eventos culturais. Até o final desta semana a publicação de todos os trabalhos estará disponível no e-book”, informou Eurico, agradecendo a participação da comunidade universitária no evento.

Wrana Panizzi fala sobre excelência e inclusão

A primeira conferencista do Congresso Acadêmico abordou a “Excelência e Inclusão: paradigmas atuais da Ciência e Tecnologia” e explanou a produção e disseminação da ciência e da tecnologia atuais, apresentando também um breve histórico da prática no Brasil.

Segundo Wrana Panizzi, é preciso socializar o conhecimento. A atual vice-presidente do CNPq alertou para aquilo que faz a excelência da produção acadêmica: “o que dá sentido ao conhecimento não é apenas absorvê-lo, mas também permitir que o outro possa partilhar dele; assim, todos poderão falar de igual para igual”, diz Panizzi, que também parabenizou a comissão organizadora do congresso, liderada pelo vice-reitor Eurico Lobo de Barros Filho.

Graças à experiência adquirida em duas gestões, já que foi reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Panizzi afirma que a realização do Congresso Acadêmico é um bom momento para ganhar a autonomia que a universidade precisa, pois possibilita o aprendizado mútuo. “Quando a instituição de ensino consegue juntar o que produz e distribuir isso ao outro, ela consegue uma autonomia coletiva, garante.

Para ver a programação, acesse o VII Congresso Acadêmico.

Unidades Acadêmicas também realizam atividades durante o Congresso