Oitavo ato Ufal em Defesa da Vida alerta sobre a importância do voto consciente

Comunidade universitária participou do debate

“Quais as opções que estamos oferecendo aos nossos jovens, que são maciçamente pobres e analfabetos?” foi o questionamento que orientou a mesarredonda “Crime Político, Corrupção Eleitoral e Violência em Alagoas”. O diálogo foi conduzido pelo Presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública, Delson Lira, no oitavo ato Ufal em Defesa da Vida.

Com o tema “Corrupção Eleitoral e Violência”, o ato aconteceu durante esta quinta-feira, 30, na Tenda da Cultural Estudantil.  A partir das 14h30, foi realizada a palestra “A importância da ficha limpa pela democratização do estado”, proferida pelo Presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção e Impunidade do Conselho Federal da OAB, Paulo Breda.

“A participação da sociedade na construção de experiências democráticas nos exige pensar nossa intervenção no processo eleitoral onde temos a oportunidade de escolher os representantes para os poderes Executivo e Legislativo, em níveis Estadual e Federal”, pondera Ruth Vasconcelos, coordenadora do movimento.

O objetivo do o 8º Ato foi chamar a atenção da sociedade e da comunidade acadêmica para a relação existente entre as práticas de corrupção e os atos de violência na sociedade alagoana. “Desejamos despertar nos jovens universitários a responsabilidade deles na reversão, com o seu voto, das práticas de violência que historicamente são utilizadas tanto para a conquista como para a manutenção do poder em nosso Estado”, conclama Ruth.

A Proest também se propôs a colaborar com a formação política dos estudantes, despertando a consciência crítica e os interpelando para adotar uma postura comprometida com a “ética da responsabilidade”. “Apenas dessa forma poderemos nos sentir protagonistas na construção de um novo tempo de experiência democrática em nosso país e em nosso Estado”, destaca o pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson Bonfim.