Parabéns professores! Educar é acima de tudo uma paixão

Reitora parabeniza docentes da Ufal no Dia do Professor

“Por ocasião da passagem do Dia do Professor neste 15 de outubro, além de parabenizar a todos os docentes pelo seu apaixonante, mas difícil trabalho, reconheço que os desafios são grandes, mas, ao mesmo tempo, compartilho a idéia de que é perfeitamente possível vencer os obstáculos principalmente porque aquilo que nos move não é somente o lado  profissional, mas também o compromisso com a missão de educar, algo que sempre tem um valor muito especial,” diz a  reitora Ana Dayse Dorea fazendo uma homenagem ao segmento docente da Universidade Federal de Alagoas.

Ana Dayse, ao refletir sobre o significado da data comemorativa dos professores, destaca ainda que é prioridade de sua gestão associar a expansão com um trabalho contínuo de formação docente, porque os dois processos não podem ficar dissociados.“Há muito investimento na pesquisa e o professor  tem crescido muito como pesquisador. Isso é bom e deve continuar, mas ele deve ter a clareza que antes de tudo é um docente no sentido mais estrito da palavra”,  ressalta ela.

A expansão da Universidade Federal de Alagoas, feita com essa compreensão acerca do papel  da docência, sempre foi uma forte demanda da população  de Alagoas e, por isso mesmo, uma meta há muito acalentada pela administração, até mesmo porque mais de 60 por cento dos alunos do ensino médio estão no interior do Estado. Daí a determinação em realizá-la, mesmo antes do estímulo do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni), criado pelo Ministério da Educação.

O desafio do crescimento da Ufal, iniciado em 2006, com a implantação de dois campi,  contemplando as regiões Agreste e Sertão, converteu-se no maior projeto de desenvolvimento do Estado de Alagoas e marca de forma significativa a segunda gestão da reitora Ana Dayse e do vice-reitor Eurico Lôbo. “Nada disso teria sido executado e se consolidado não fosse a compreensão e empenho dos professores, e dos demais segmentos que compõem a comunidade universitária”, lembra Ana Dayse.

“Expandir sem perder de vista a melhoria da qualidade do ensino ofertado sempre foi a nossa meta, e no contexto da ampliação do quadro docente, a Universidade Federal de Alagoas vem investindo na construção e consolidação do conhecimento novo, priorizando, assim, o exercício da docência, como é exigência da universidade”, destaca Ana Dayse.

“ São conquistas coletivas nossas e por isso, nesse Dia do Professor, gostaria de abraçar cada um pelo esforço, pelo compromisso e pela vontade cada vez maior de fazer o melhor por nossa instituição. Tenham todos e todas a certeza de que nossa gestão persegue incansavelmente o oferecimento de melhores condições de trabalho, para que os professores possam desempenhar, cada vez com tranqüilidade, a sua missão”, conclui a reitora.