Professores e estudantes debatem o ensino da Física na semana do Congresso
- Atualizado em
Jhonathan Pino - jornalista
Nesta segunda-feira, 18, professores da educação básica e superior, gestores educacionais, alunos de graduação e pós-graduação, além de interessados na formação de professores para o ensino de Física, iniciaram sua participação no I Encontro Alagoano de Formação de Professores para o Ensino de Física (EALFOPEF). O evento que faz parte da semana do VII Congresso Acadêmico, acontece até o dia 20 de outubro.
O vice-reitor Eurico Lôbo, o Pró-reitor de Graduação, Anderson Barros, o diretor do Instituto de Física, Crisogono Rodrigues, o Coordenador do Curso de Física Licenciatura Presencial, Elton Malta, o Coordenador do curso de Física Licenciatura a distância, Kleber Cavalcanti e o coordenador do evento, Ivanderson Pereira, estiveram presentes na mesa de abertura do evento, que aconteceu no Auditório do Instituto de Física.
Em sua primeira edição o EALFOPEF tem como tema “Produções e Inovações no Campo da Formação do Físico Educador: desafios e perspectivas a pesquisa e do Ensino da Física,” e pretende consolidar a discussão entre alunos e professores dos cursos de Física Licenciatura presencial e à distância, além de proporcionar um espaço aberto para a atualização do profissional e formação continuada de professores da Educação Básica e Superior.
“Fiz o evento tentando unir as turmas dos cursos de licenciatura em Física, porque muitos me perguntavam qual curso era melhor, o presencial ou à distância? Essa semana serve de motivação para uma troca de experiências, e para que alunos e professores possam ter conhecimento sobre as pesquisas desenvolvidas por ambos”, disse Ivanderson, professor do curso à distância e coordenador do evento.
Segundo o professor Kléber, a iniciativa é importantíssima para o fortalecimento do ensino da Física no país, pois há uma carência de 50 mil professores de Física no Brasil. O vice-reitor falou sobre os números do Congresso, “este evento é mais um das 459 atividades ocorrendo esta semana no Campus. No primeiro ano de Congresso, nós tivemos 700 participantes, e hoje são quase 2400 alunos, professores e integrantes da comunidade construindo esse momento”, disse Eurico.
O professor Antônio Jorge dos Anjos, da Universidade Federal de Feira de Santana, palestrou na primeira noite do evento, que durante os três dias de eventos contará com oficinas, mini cursos, mesas redondas e apresentações de trabalhos no Instituto de Física.