Projeto Gimba Itinerante realiza turnê pelo Nordeste

Depois de passar por Aracaju, é a vez de Maceió receber o Projeto Gimba Itinerante,neste sábado, 30 de outubro. As master classes acontecem no Espaço Cultural - Setor de Artes, das 15h às 17h, e o Recital do GimBA às 18h, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. O grupo ainda vai se apresentar em Recife e João Pessoa.


- Atualizado em
O repertório do Gimba inclui obras inéditas ou pouco conhecidas da produção erudita contemporânea da Bahia
O repertório do Gimba inclui obras inéditas ou pouco conhecidas da produção erudita contemporânea da Bahia

De 28 de outubro a 2 de novembro, o GimBA - Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia, cai na estrada e viaja por quatro estados do Nordeste, para apresentar cinco recitais de música erudita e realizar master classes. As cidades visitadas pelo grupo são: Itabaiana (28/10), Aracaju (29/10), Maceió (30 e 31/10), Recife (31/10 e 01/11) e João Pessoa (01 e 02/11).

Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - Funarte - com o Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica, e tem como objetivos divulgar o repertório camerístico não tradicional desenvolvido pelos professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentar ao público outras vertentes da produção musical baiana e fazer um intercambio entre as Universidades Federais do Nordeste, através da circulação da música de concerto.

O GIMBA foi criado em 2004 por cinco professores da Escola de Música da UFBA : Heinz Karl Schwebel (trompete), Pedro Robatto (clarineta), Lucas Robatto (flauta), Alexandre Casado (violino) e Susana Kato (violoncelo). Com essa formação, e com eventuais participações especiais de convidados, o GIMBA desenvolve um repertório raramente executado, oferecendo ao público a oportunidade de ouvir ao vivo obras inéditas ou pouco conhecidas da produção erudita contemporânea da Bahia.

Desde 2009 o GIMBA desenvolve uma parceria com o grupo de compositores da UFBA, promovendo cursos e recitais, proporcionando aos compositores a oportunidade de ter suas obras executadas com qualidade, além de revelar novos talentos da composição erudita baiana. Esta turnê tem a participação do violinista Samuel Dias, no lugar do músico Alexandre Casado. O repertório dos concertos conta com composições de músicos baianos ou residentes na Bahia como Wellington Gomes (BA): “Matizes Circulares” e Acordes de Ébano”; Marcos di Silva (BA): Fuxico;  Dimitri Cervo (RS): Gimbado; Ricardo Tacuchian (RJ) : Natureza Morta; Paulo Lima (BA): ;Eric Ewazen (USA): Mandala; Claudio Luz (BA)  “Tresvariações”. Quatro peças deste repertório foram compostas especialmente para o projeto GIMBA Itinerante.

Serviço:

Máster classe (violino, violoncello, flauta, clarinete e trompete)

Vagas limitadas para alunos executantes no Espaço Cultural da Ufal, no dia 30 de outubro (Sábado), das 15h às 17h

Concerto

Local: Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, dia 30 de outubro (Sábado), 18h