Projetos de difusão artística serão apresentados no Congresso Acadêmico

O Programa de iniciação artística da Ufal (Proinart), coordenado pela Proex, mantém atualmente sete projetos de extensão, voltados à produção e à difusão artística, integrados pela temática Cenas urbanas. No dia 20 de outubro, durante o Congresso Acadêmico, essas pesquisas serão compartilhadas com o público em forma de apresentação oral. As apresentações acontecem no Bloco 7, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), nos períodos da manhã e da tarde.

Os trabalhos estão ligados a sete linguagens artísticas: música, fotografia, audiovisual, teatro, dança, literatura e artes visuais. Cada projeto utiliza as técnicas de uma dessas linguagens com a finalidade de trocar conhecimentos com a sociedade, relacionando suas demandas e buscando formas de atendê-las, levantando questionamentos acerca de suas práticas, modos de fazer e de expressão do pensamento. Para o Coordenador de Assuntos Culturais da Proex, Guido Lessa, a realização do Proinart fortalece a relação estreita da arte com as diferentes manifestações culturais de um povo, com seu poder de inquietar e provocar reflexões.

As atividades dos projetos utilizam como palco as bibliotecas, corredores, escolas, ruas, jardins, teatros, auditórios, abrangendo toda a comunidade alagoana e motivando a formação de novas plateias e agentes multiplicadores. Com a preocupação de manter os bolsistas sintonizados com alguns conteúdos relacionados à sua área de atuação, foram realizadas quatro oficinas para capacitação dos bolsistas, nos meses de agosto e setembro: fotografia, audiovisual, produção cultural e assessoria de imprensa.

Acompanhe um resumo dos projetos:

EnvelheSer - É um grupo artístico, formado por três alunas do curso de Licenciatura em Dança da Ufal, que realiza pesquisas, criações e apresentações de uma composição coreográfica sobre o tema do “envelhecimento humano” em diversos espaços públicos. Além disso, desen-volve oficinas de consciência corporal, com o público investigado.

Fotografia da periferia com olhar geográfico -  Com o objetivo de caracterizar a ocupação de áreas de risco na cidade de Maceió, o grupo vem mapeando pontos dessas áreas e comparando-os, visando informar a população sobre os riscos e os impactos ambientais de habitar locais irregulares. Após o mapeamento, serão realizadas palestras e encontros com a comunidade, buscando minimizar os impactos ambientais na área e propondo soluções para os problemas.

Maracatu no morro - No contexto da comunidade de São Jorge, em Maceió, o projeto associa o saber da comunidade, o saber acadêmico e a música produzida pelo maracatu com suas alfaias, xequerês, caixas, gongês e agogôs, incentivando crianças e jovens na busca de uma identidade cultural local transformadora.

MultipliCIDADEscrita - O projeto tem como principal objetivo a realização de eventos e a produção de materiais que promovam o acesso à leitura e à produção do texto literário, a partir das seguintes ações: realização de atividades sobre literatura e cidade; oficinas de criação literária na Ufal e em duas escolas da rede estadual; publicação de uma revista virtual, entre outras.

Arte alagoana na Pinacoteca Universitária/Ufal-2010 - Tomando como base teórica as ideias defendidas na semiótica de Peirce e na tipologia da linguagem visual de Lúcia Santaella, o projeto vem pesquisando os trabalhos em exposição na Pinacoteca durante este ano, relacionando-os aos aspectos da não-representatividade, da figuratividade e da representatividade.

Oficina de teatro do oprimido e outras poéticas políticas - A proposta do grupo é mobilizar a juventude e a sociedade de União dos Palmares para participar a cada dois meses de uma palestra sobre assuntos que tratam da realidade local. Após as palestras, eles terão oportunidade de sugerir ideias e assistir a todo o processo de montagem teatral, desde o embrião até a estreia, numa atitude democrática e transparente.

Meu ambiente em cena - A ideia do projeto é promover ambientes de reflexão nas diferentes comunidades da cidade de Penedo, a partir da produção de curtametragens (entre 5 e 10 minutos). Os argumentos dos vídeos levarão em conta os eventuais problemas enfrentados pela população dada a ausência ou insuficiência das políticas públicas.