Revistas científicas destacam pesquisa realizada na Ufal

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

O artigo que trata de uma técnica de como medir o momento angular orbital da luz, publicado em julho no periódico Physical Review Letters rendeu ao Grupo Óptica  e Materiais da Universidade Federal de Alagoas , destaque nas revistas de pesquisa Fapesp e  Ciência Hoje, de circulação nacional e no periódico Internacional de Física de Alta Energia.

Na publicação da  revista online da Fapesp o artigo teve como título “O giro da Luz, a simplicidade do experimento e sua possível utilização para a computação quântica” fazendo referência ao estudo científico desenvolvido pelos pesquisadores na Ufal. Na  revista Ciência Hoje o artigo denominado de “Experimento simples, elegante e com consequências importantes. Foi o que fizeram físicos brasileiros com a luz”, teve publicação  na secção de divulgação Mundo de Ciência, no último mês de  setembro.

O professor Jandir Miguel Hickamann, integrante do Grupo Óptica e Materiais da Ufal e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Materiais,  informou que o estudo desenvolvido ficou conhecido no mundo científico internacional  pela publicação no Physical Review Focus,  exemplar que seleciona semanalmente um artigo entre as revistas da Sociedade Americana de Física e na Revista Internacional de Física de Alta Energia. O artigo publicado teve como título  “The orbital angular momentum of light”.

Para que a pesquisa  obtivesse esse resultado, o grupo composto por Jandir Miguel Hickamann, Eduardo Fonseca (professor da Pós-Graduação em Materiais), Sabino Chávez-Cerda (pesquisador do Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica y Electrónica - INAOE) e Willamys Soares (doutorando em Materiais) trabalharam durante um ano, levando em conta a concepção da ideia, teoria e a montagem do experimento.

O professor Jandir Miguel ressalta que para que o grupo  desenvolva ao longo dos anos a pesquisa divulgada até internacionalmente e outros estudos científicos com resultados positivos, houve investimento na área de infraestutura,sobretudo em laboratórios modernos e competitivos. “Esse trabalho com bons frutos é resultado do esforço de toda equipe, professores, técnicos e estudantes”, enfatiza Jandir.

Acesse as matérias publicadas e veja a pesquisa do Grupo de OptMa

Na FAPESP

Physical Review Focus

Revista Internacional de Física de Alta Energia

Referência do Artigo científico: HICKMANN, J. et al. Unveiling a truncated optical lattice associated with a triangular aperture using light’s orbital angular momentum. PRL. v. 105. 30 jul. 2010.