Tenda da Cultura Estudantil abriga diversas atividades do Congresso Acadêmico


- Atualizado em

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

O Congresso Acadêmico 2010 movimenta os Campi Maceió, Arapiraca e Sertão. Todas as Unidades Acadêmicas se encontram repletas de atividades. Além disso, muitos eventos acontecem nos espaços coletivos, como a Tenda da Cultura Estudantil, que fica ao lado da Biblioteca Central no campus Maceió.

Na manhã desta quarta-feira, 20 de outubro os escritores Krerley Oliveira e Adán Corcho lançaram o livro: “Iniciação à Matemática: Um curso com problemas e soluções”. A partir das 14h, “Sociedade e Estado em África” entra em discussão com o palestrante Ricardino Jacinto Dumas Teixeira, professor de sociologia da Faculdade de Ipojuca – Pernambuco,  e Ismael Nanite Domingos Gomes, representante da Comissão Organizadora da VII Semana da Cultura Africana. Para finalizar, das 16h às 18h, tem programação cultural.

Na quinta-feira, 21, das 10h às 12h, tem Mostra SESI Brasil, com o compositor, cantor e diretor de cinema, Oswaldo Montenegro, falando sobre o tema “ Da música ao cinema”. Das 14h às 16h entra em debate a “Reconstrução dos municípios atingidos pela enchente de junho: saúde, infraestrutura, educação, patrimônio material e identidade” em formato de mesa-redonda mediada pelo professor da Ufal, Valmir de Albuquerque Pedrosa, com a participação de Alex Gama de Santana, Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Alagoas, e dos professores da Ufal: Cláudio Fernando Rodrigues Soriano, Mariana Costa Falcão Tavares e Sandra Lúcia Santos Lira.

Das 16h às 18h tem palestra com o tema: "Evolução genética e cultural: modelagem computacional para linguagens faladas" ministrada pelo Paulo Murilo de Castro de Oliveira – Universidade Federal Fluminense (UFF), já das 18h às 19h tem apresentação da Orquestra de Câmara da Ufal. Em seguida, a mesa-redonda “Gênero, Diversidade & Direitos Humanos: as opressões em foco” que será mediada pela professora da Ufal, Elaine Nunes, e debatida pelo professor Walter Matias, Juliano Moraes, coordenador do Núcleo de Enfrentamento da Homofobia da Semed, Marcelo Nascimento, sociólogo, Ana Maria Pereira,Faculdade Raimundo Marinho,  e Elvira Simões Barreto, Núcleo de Estudos da Mulher da Ufal.

E para movimentar a noite, das 18h às 19h, tem DJ Freud Performance: Ama e Romeu – Rompendo Fronteiras de Gênero com os atores: Cristiano Marinho e Regis de Souza Quadrilha da Diversidade de Boca da Mata

No penúltimo dia, sexta-feira, 22, das 10h às 12h tem Mostra SESI Brasil, com Pedro Gracindo, em homenagem ao ator Paulo Gracindo.  Das 14h às 16h tem palestra com o tema: As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: uma relação dialética e recíproca ministrada pela professora Denise de Paula Martins de Abreu e Lima – UFSCAR.

De 16h às 18h tem mesa-redonda com o tema” Doenças Negligenciadas mediada pelos professores Célia Pedrosa, Famed, Celso Tavares, Famed, e Everaldo Lemos, Oftalmologista. A noite de 19h às 21h tem atração cultural com Coletivo Afro Caeté. No sábado, as atividades serão encerradas com a apresentação de trabalhos dos estudantes de Educação à Distância, das 8h às 10h.