Ufal mantém liderança no ranking de aprovação no Exame da OAB

Com índice de 57,30%, instituição foi a que mais aprovou no primeiro exame de 2010.

Luiza Barreiros - Assessoria de Comunicação da OAB/AL

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) continua sendo a instituição do Estado com o maior índice de alunos aprovados no Exame de Ordem promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O percentual de aprovação por instituição de ensino, referente ao primeiro exame realizado em 2010, foi divulgado esta semana pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB). O resultado do Exame saiu em agosto, com a aprovação de 157 dos 1.206 inscritos.

Segundo a planilha divulgada, o índice de aprovação da Ufal foi de 57,30%. Ou seja: do total de alunos oriundos da Universidade Federal, mais da metade conseguiu aprovação no Exame. A Faculdade de Alagoas (FAL) também se manteve na segunda colocação, com 28,45% de aprovação entre seus alunos. Na terceira colocação aparece o Centro de Ciências Jurídicas (CCJUR) do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), com 18,40% de aprovação entre os alunos da instituição que se inscreveram no Exame.

A Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (Fama) ficou na quarta colocação, com índice de 16,87%. Em 5º lugar no ranking de aprovação no primeiro Exame de 2010 ficou o Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael, de Arapiraca, com 15,28% de aprovação.

Na sexta colocação vem a Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (Seune), com índice de aprovação de 14,61%, seguida pelo Instituto de Ensino Superior de Alagoas (IESA/FAA), que com um índice de aprovação 10,81%, ficou na sétima colocação.

O 8º lugar ficou para a Faculdade da Cidade de Maceió (IMEC/FACIMA), com índice de 8,82%, seguida pela Faculdade de Ciências Jurídicas de Alagoas (Faculdade Raimundo Marinho), com 2,63%.

O EXAME - Sem a aprovação no Exame da Ordem, o aluno formado em direito não pode exercer a profissão de advogado. A cada ano são realizados três Exames unificados para ingresso nos quadros da OAB em todo o País. Além de bacharéis em Direito, também podem se inscrever estudantes que estejam cursando o último ano de Direito (9º e 10º períodos).

O segundo exame de 2010 está em andamento. A prova da primeira fase foi aplicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no último dia 26. Os aprovados ainda serão submetidos a uma segunda fase do exame. O aluno pode prestar quantos Exames forem necessários até a sua aprovação.

O presidente da OAB/AL, Omar Coêlho de Mello, explica que a divulgação do desempenho das faculdades no Exame de Ordem é importante para ajudar na orientação de alunos e futuros estudantes de Direito. “Também é a garantia de colocarmos profissionais qualificados no mercado de trabalho”, complementou.

O presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Carlos Roberto Lima Marques, ressalta a importância que tem o Exame de Ordem, lembrando que o Ministério da Educação vem utilizando seus resultados como um dos parâmetros de avaliação dos cursos de Direito em todo Brasil. “Algumas faculdades de direito tiveram uma avaliação mais minuciosa quando se verificou índice negativo de aprovação nos exames de ordem”, complementou.