44.209 estudantes fazem provas do Enem em Alagoas

As provas serão aplicadas neste sábado (6) e no domingo (7); os portões serão fechados ao meio-dia

Roberta Batista para Gazetaweb

Das 4,6 milhões inscrições realizadas para Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), 44.209 são oriundas de Alagoas. Neste ano, somente o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) adotou o Enem como único critério de seleção.

Os testes que serão aplicados neste sábado (6) serão de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo (7), os candidatos farão uma redação e duas provas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), nos dois dias, o exame terá início às 13h, horário de Brasília, que corresponde a 12 h no nordeste. Os portões serão abertos uma hora antes. Ainda segundo o Inep, o candidato deverá levar documento original de identidade, o cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica transparente de tinta preta. Também será permitido que o participante leve água e alimentos para o local da prova.

Candidatos têm menos de 16 e mais de 30 anos

As idades dos inscritos no exame variam: 1.517.320 têm entre 21 e 30 anos; há também 691.823 com mais de 30 anos e 70.910 têm menos de 16 anos. Como a alagoana Amanda Gonçalves Ferreira Monteiro de Carvalho, de 15 anos. Cursando o 1º ano do ensino médio em um colégio particular de Maceió, a estudante foi incentivada a participar do Enem pela mãe Márcia Rejane, “para que ela se acostumasse com a duração da prova”, disse Márcia.

Amanda de Carvalho participou de dois simulados na própria escola em que estuda que também é o local onde fará as provas neste fim de semana. Para ela, os pré-testes ajudaram a ter disciplina, controle do tempo e, ainda, a saber, o que pode e o que não pode ser feito durante o exame. A Maceioense que se diz ansiosa para o começo dos testes disse acreditar que chegará mais experiente ao 3º ano quando o teste for para valer.

Os números do Enem

A região Nordeste é a 2ª do país em relação ao número de participantes, um total de 1.397.282 pessoas. O Sudeste apresenta o maior número de inscrições, 1.798.863. O estado de São Paulo possui 827.818 pessoas inscritas, o maior número, já o Amapá, estado com o menor índice, conta com 14.359 participantes.

Cursinhos e universidades

Dos cinco cursinhos preparatórios em Maceió, ouvidos pelo Gazetaweb, somente dois preparam turmas específicas para o Enem, os outros aproveitaram as turmas formadas para o Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Federal de Alagoas, outro não preparou nenhuma turma especialmente para o exame.

A maioria dos estabelecimentos ouvidos explicou que a situação mudará quando mais instituições de ensino superior do estado adotarem o Enem como única forma de ingresso. Em 2010, somente a Instituto Federal de Alagoas (IFAL) utilizará o Enem como forma exclusiva A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade de Ciências da Saúde (UNCISAL) utilizarão o Enem para preencher as vagas remanescentes. No Processo Seletivo Seriado 2010, 330 vagas foram disponibilizadas para os campi Maceió, de Arapiraca e do Sertão da Universidade Federal de Alagoas.