Afal apóia projeto de incremento às empresas de base tecnológica

Trata-se do projeto interinstitucional Sinergia, desenvolvido pela Incubadora de Empresa da Universidade Federal de Alagoas

Fonte: Ascom Afal

Com o compromisso do desenvolvimento regional e a parceria com as diversas instituições Científicas e Tecnológicas que fazem parte do projeto de inovação tecnológica coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Agência de Fomento de Alagoas (Afal) reforça o apoio ao Projeto Sinergia, elaborado pela Incubal – Incubadora de Empresas da Universidade Federal de Alagoas, que atende chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Por meio do envio de uma Carta de Apoio dirigida ao Presidente da Finep, Luiz Fernandes, a Afal, ao tempo que parabeniza a instituição pela chamada pública, no valor de R$ 10 milhões, para reforçar apoio às incubadoras de empresas de base tecnológica, confirmou o apoio ao projeto Sinergia de ações cooperativas para incremento quantitativo e qualitativo de atendimento às empresas nascentes de base tecnológica do Estados da Bahia, Alagoas, Paraíba e Rio grande do Norte.

O diretor presidente da Afal, Marden Marques Soares, destacou a frequente parceria que a instituição vem tendo junto ao meio acadêmico na proposição de programas de capacitação e treinamento, e em projetos cooperativos, dentro de sua linha de atuação para o desenvolvimento de ações de fomento no segmento da sociedade não atendida pelas forças naturais da economia.

“ Considerando que este projeto é sintonizado com as premissas de desenvolvimento regional buscadas por esta Agência, envidaremos esforços no sentido de realizar ações institucionais conjuntas com os proponentes do projeto em favor das ICTs (instituições científicas e tecnológicas) e empreendedores inovadores do Estado de Alagoas, notadamente na oferta de crédito produtivo”.

Marden Soares informou, ainda, que a nova linha de crédito lançada pela Afal para atender as micro e pequenas empresas (MPEs) e ao micro empreendedor individual (MEI), deverá atender, também, as empresas contempladas na carta convite da Finep. “Nosso apoio ao projeto visa particular interesse nos aspectos relacionados a capacitação de empresas incubadas para acesso a mercados, financiamento e gestão de negócios e também a preparação de empresas incubadas para participar do Venture Forum FINEP, Seed Fórun e de eventuais fundos locais de capital semente”, finalizou Marden.

Incubadora

As incubadoras de empresas são ambientes que estimulam a criação e protegem o desenvolvimento de novas empresas. Abrigam novos negócios por um período de tempo limitado e se destacam entre os vários mecanismos criados para estimular a transformação de resultados de pesquisas em produtos e serviços. Assim, revertem em atividade econômica os investimentos em pesquisa realizados pela sociedade. A Incubal – Incubadora de Empresas está localizada no campus da Ufal, e tem como gestor conceitual o professor Josealdo Tonholo.

Edital

De acordo com a chamada pública da Finep, as propostas deverão ter valor mínimo de R$1 milhão e máximo de R$ 2 milhões e podem abranger tópicos como a prospecção de projetos para identificar novas oportunidades de negócios; capacitação para as empresas incubadas; e certificações de produtos e processos, entre outros. A Incubadora Coordenadora deverá demonstrar capacidade de promover aumento significativo da taxa de sucesso ou sustentabilidade das empresas incubadas e de agregar em rede incubadoras de empresas de base tecnológica.