Agenda Cultural: Filosofia em mesa de bar, livro de autor infantil e Jazz

Maceió Jazz Festival

Começou nesta quinta-feira, no palco montando na praça multieventos, as apresentação do Maceió jazz Festival. Este ano os músicos Leo Gandelman, Arthur Maia, Gilson Peranzzetta, além dos grupos Brasil Modern Jazz Quarteto, Maceió Power Jazz, e o blues de Barba de Gato, Trio Cai Dentro, Projeto Sonho, A Lá Sax, Geraldo Henrique e Banda, Chau do Pife e Everaldo Borges são algumas das atrações do evento, que será realizado na Praça Multieventos, e em bares, restaurantes e hotéis da cidade.

O Maceió Jazz Festival é um evento gratuito que leva música de qualidade para o público. Em edições anteriores já passaram pelo festival artistas como Ivan Lins, Toquinho, Big Allanbik e o norte-americano Gary Brown, Gal Costa, João Bosco, Lenine e Kenny Brown, entre outros. Mais informações pelo site

Mora na filosofia

A próxima atividade do Projeto de Extensão Mora na Filosofia, intitulada de Filosofia e Cinema, será realizada neste sábado, 27, às 18h30, no Bar Trilha do Mar, na praia de Garça Torta. palestrante convidado para esta edição é o professor Marcus José Alves de Souza,  do Curso de Filosofia da Ufal, integrante do Comitê de Ética na Pesquisa. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Linguagem, Moral, ética, Metaetica e nos autores Friedrich Nietzsche e Ludwig Wittgenstein. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989) e mestrado em Filosofia Politica pela Universidade Federal de Goiás (1999). Recentemente doutorado em Filosofia no Programa de Doutorado Integrado de Filosofia da UFPb-UFPe-UFRn, em que desenvolve pesquisa sobre a problemática da vontade em Wittgenstein.

O Projeto “Mora na Filosofia” busca proporcionar à comunidade acadêmica e às pessoas interessadas a oportunidade de reflexão de temas variados por um viés filosófico, favorecendo a investigação, o debate filosófico e a divulgação da Filosofia. A entrada é franca e o projeto está aberto para a participação de toda a comunidade acadêmica, especialmente para estudantes que se interessam pela Filosofia. Os participantes receberão certificados emitidos pela Proex. Mais informações no site do projeto

Livro de autor infantil

Aos 12 anos, João Victor concluiu o primeiro livro  “Voe com responsabilidade”, da Editora Catavento, inspirado pelas histórias contadas por seu próprio pai, que será lançado na tarde deste sábado,27, no Museu Théo Brandão, em Maceió.

A obra fala da história de Pinho, um pica-pau nascido e criado em uma floresta cheia de árvores e de animais, que, contrariando as lições de seus pais e levado pelo desejo de aventurar-se na vida, acabou se deixando levar pelas más companhias, correndo riscos e perigos os mais diversos. Através de Pinho, o autor nos fala da vida real. Fala-nos da falta de paciência dos jovens, da importância do perdão e da amizade, dos problemas naturais por que o planeta está passando e, enfim, da enorme importância que devemos depositar nas coisas mais simples.