Avaliadores do MEC analisam Bacharelado em Educação Física


- Atualizado em
Reunião com os avaliadores do MEC que vieram conhecer o bacharelado em Educação Física
Reunião com os avaliadores do MEC que vieram conhecer o bacharelado em Educação Física

Lenilda Luna - jornalista

O reitor em exercício, Eurico Lôbo, recebeu no Gabinete da Reitoria, na manhã desta quinta-feira, 25, os professores Francisco José Gondim Pitanga e Ieda Parra Barbosa Rinaud, enviados pelo Ministério da Educação para avaliar o Curso de Bacharelado em Educação Física da Ufal.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Graduação, Anderson de Barros Dantas, a coordenadora de Cursos de Graduação, Elza Maria da Silva, e o coordenador do Curso de Educação Física, bacharelado, professor Amandio Aristides Rihan Geraldes.

A avaliação do curso é uma das etapas para o processo de reconhecimento do curso de bacharelado em Educação Física, que é oferecido pela Ufal desde 2006 e este ano está formando a primeira turma. “Antes, oferecíamos só a licenciatura em Educação Física, voltada para a formação de professores, mas com o crescimento do mercado em academias de ginástica e até em hospitais e outras instituições, a demanda pelo bacharelado cresceu muito”, informou Elza Maria.

Segundo informações do portal do MEC, “o reconhecimento deve ser solicitado pela Instituição de Ensino Superior quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas”.

Durante a reunião, o reitor em exercício, Eurico Lôbo, declarou que a instituição está pronta para colaborar com a avaliação, que trará resultados positivos para os alunos que estão cursando o bacharelado e aguardam com grande expectativa o reconhecimento do curso. “Observem e critiquem com total liberdade. Queremos melhorar a qualidade dos nossos cursos e para isso a avaliação externa é fundamental”, disse Eurico.

Os avaliadores fizeram questão de ressaltar a importância desse olhar externo. “Muitas situações passam despercebidas por quem está vivenciando o cotidiano do curso. A avaliação é uma oportunidade de crescimento mútuo”, destacou o professor Francisco Pitanga.

A professora Ieda Rinaud explicou que a avaliação é feita com base em dados técnicos, utilizando instrumentos comuns às analises feitas em instituições públicas e privadas de todo o país. “É uma avaliação bastante quantitativa, mas buscamos ter um olhar também para os aspectos qualitativos do curso”, informou Ieda.

O pró-reitor de Graduação, Anderson Dantas, destacou a importância desse procedimento. “A avaliação nos estimula a atualizar os currículos e isso é fundamental para formar profissionais numa sociedade dinâmica como a contemporânea”, disse Dantas.

Os avaliadores são pesquisadores e professores da área de educação física, com livros e pesquisas publicados. Francisco Pitanga é autor, entrou outros títulos, do livro “Epidemiologia da Atividade Fisica, Exercicio Fisico e Saúde”, e a professora Ieda Rinaud tem trabalhos na área de formação docente, como a pesquisa “Formação Inicial em Educação Física: uma Nova Epistemologia da Prática Docente”. Eles vão avaliar o curso durante dois dias e no sábado apresentam um relatório preliminar em reunião com representantes da Ufal.