Banda Santa Cecília recebe homenagem no Dia da Música
- Atualizado em
Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo
Ao som da Banda Filarmônica Santa Cecília, de Marechal Deodoro, estudantes, professores e técnicos da Ufal prestigiaram a homenagem de entrega de uma placa simbólica à filarmônica, pela passagem do Dia do Músico.
A comemoração, presidida pela Reitora Ana Dayse Dorea, foi realizada na Praça da Paz, ao lado do Restaurante Universitário, nesta segunda-feira, 22, e contou com a presença do presidente das Bandas de Música e Fanfarras de Alagoas, Alfons Maria Kubina, do maestro Florijan Kauê e do pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra.
Na ocasião, a reitora destacou a importância da cultura musical. “A universidade não é apenas um espaço para estudar e ir para casa, mas é feita por atividades culturais,” disse Ana Dayse. Em seguida a reitora passou a placa às mãos do maestro e ex-estudante de música da Ufal, Florijan Kauê. A placa foi lida pelo pró-reitor de Extensão, que parabenizou os músicos pelos 100 anos de existência da banda, completados em 7 de setembro deste ano.
Sobre a Banda
O nome da banda vem de uma referência à Santa Cecília, padroeira dos músicos. Há 100 anos nascia às margens das águas da lagoa Manguaba, na antiga capital da Província das Alagoas, berço do proclamador da República e de tantos homens ilustres, como Tavares Bastos e Ladislau Neto, a Sociedade Filarmônica Santa Cecília que, ao longo dos anos, vem despontando como um dos maiores celeiros de músicos do Brasil.
Atualmente com 70 músicos, a mais antiga filarmônica do Estado tem presença marcante na comunidade deodorense, em seus momentos mais raros e solenes, prestando, também relevante serviço de cunho educacional e social na formação de centenas de jovens carentes.
A programação prossegue da XXXIV Semana da Música prossegue nessa quarta-feira, 24, às 17h30, com a apresentação do Quinteto de Metais, sob a regência do maestro Nilton Souza. Nesta terça-feira, 23, houve a apresentação da Banda Sinfônica da Ufal, com o maestro Alípio Martins.