Budapeste é a grande vencedora do II Femufal

Comissão julgadora e organizadores do Femufal

Diana Monteiro - jornalista

A música Budapeste, composta por Rodrigo Avelino dos Santos, aluno do curso de Ciências Econômicas, foi a grande vencedora do II Festival de Música da Ufal (Femufal). A música foi apresentada por José de Barros Lima, que levou o prêmio de melhor intérprete da segunda edição do festival e recebeu o prêmio de R$ 500, 00. O vice-reitor Eurico Lôbo entregou o prêmio no valor de R$ 3 mil ao vencedor.

O segundo lugar ficou para a música Atenção, de Edilson Ribeiro João de Deus e a premiada em terceiro lugar foi Tempo de Vencer, de Fábio da Silva, Anderson Mateus Ventura e Elson Davi Cardoso. O Festival foi realizado no fim de semana, 18, 19 e 20 de novembro, na Praça Multieventos, na orla da Pajuçara. Coube ao segundo lugar o prêmio de 2 mil reais; e ao terceiro lugar, o prêmio de R$ hum mil reis.

Todas as 16 músicas selecionadas para o evento deste ano irão compor o próximo CD do Femufal, a ser lançado em 2011 durante a realização do III Femufal. O cantor e compositor Edu Lobo foi a atração principal do encerramento.

O II Femufal promovido pela Pró-reitoria Estudantil foi realizado num clima de muita descontração e bastante prestigiado pela comunidade local. Das 16 músicas participantes seis disputaram os prêmios. As músicas finalíssimas foram: Tempo de Negar, de Yasmim Macedo Cabral; Deixa que Sei, de Kíssia de Barros Macedo; Budapeste, de Rodrigo Avelino; Atenção, de Edilson Ribeiro; Tempo de Vencer, de Fábio da Silva, Anderson Mateus Ventura e Elson Davi Cardoso; e Clara, de Josenildo Gomes de Lira.

Agradecendo a todos pela presença, o pró-reitor Pedro Nelson disse considerar o Festival um espaço importante da arte e cultura de Alagoas e uma oportunidade de conhecer novos talentos artísticos da terra. Encerrando oficialmente o Festival, o vice-reitor Eurico Lôbo ressaltou que o evento já se pode ser considerado como novo empreendimento da cultura alagoana.

Ampliação

Considerando o Femufal como espaço na descoberta de novos talentos, o presidente da Comissão Julgadora, professor Luiz Sávio de Almeida parabenizou a Universidade pela promoção do evento, que registrou maior estrutura e crescimento no espaço físico, na importância e no tratamento dado ao músico.

“Constatamos também nesse II Festival de Música uma maior participação popular e percebemos que o público não só veio para assistir as atrações principais dos três dias, mas também para prestigiar todos os concorrentes. Esse processo todo tem a liderança da Universidade Federal de Alagoas que vem realizando esse trabalho cultural com muita competência”, enfatiza Sávio.

Sávio ressaltou também que em todo esse processo cultural a área de Artes da instituição tem um importante papel que é aproximar-se ainda mais do cotidiano universitário visando um maior envolvimento da comunidade. “É importante a ampliação desse espaço para todos os estudantes universitários de Alagoas, que atualmente são 70 mil, buscando cada vez mais o resgate e o compromisso da arte e cultura do nosso Estado”, sugere Luiz Sávio de Almeida que presidiu pelo segundo ano consecutivo a Comissão Julgadora do Femufal.