Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele no Hospital Universitário

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional de Alagoas, promove neste sábado,27, a 13ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, evento nacional e que em Alagoas será concentrado no Hospital Universitário, em Maceió. Serão realizados atendimentos aos pacientes com suspeita da doença no período das 8 às 16 horas. O atendimento é gratuito para qualquer cidadão, mas é necessário levar um documento de identificação.

Cerca de 20 médicos e estudantes irão farão parte das atividades

Ascom HUPAA

Em torno de 20 médicos dermatologistas vinculados à SBD e ao HU, além de médicos residentes e estudante de medicina da Ufal farão desde a orientação para se ter comportamento preventivo, ao exame da pele, pequenas cirurgias, tratamento com crioterapia (queimagem das lesões pré-cancerígenas), agendamento para tratamento em casos mais complexos e consultas nos ambulatórios especializados do hospital.

A estimativa da coordenadora da campanha, dermatologista Mônica Torres, é de que sejam atendidas entre 500 e 600 pessoas. A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é uma iniciativa reconhecida como de grande importância social e terá cobertura simultânea em 23 estados.

A campanha volta-se, especialmente, para pessoas que apresentam sinais da doença. Os sinais mais comuns são: lesão na pele em formato de nódulo, de cor rósea, avermelhada ou escura, de crescimento lento, mas progressivo; qualquer ferida que não cicatriza em 4 semanas; pinta na pele de crescimento progressivo, que apresente coceira, sangramento freqüente ou mudança nas suas características (mudança de coloração, de tamanho ou de  consistência); e também  qualquer mancha de nascença que mude de cor, espessura, ou tamanho.

Levantamento – Na campanha da SBD de 2008 do total de pessoas examinadas no país 65,4% admitiram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos — considerado o câncer da pele mais perigoso, pois está associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade. De acordo com a Dra Mônica Torres, o diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz.

Ela alerta as pessoas que aproveitam o verão para reforçar o bronzeado ou praticar atividades ao ar livre que se a exposição ao sol for incorreta pode favorecer o surgimento de problemas de pele no futuro, inclusive o envelhecimento precoce e o câncer. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer para este ano é o surgimento de 489 mil novos casos de câncer, dos quais 114 mil tumores acontecerão na pele. O câncer da pele é o mais freqüente no Brasil, seguido pelo câncer da próstata nos homens e o câncer das mamas nas mulheres.

Serviço:

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele

13ª edição - dia 27 de novembro/2010

local: Hospital Universitário

Horário: 8 às 16 horas

Serviços: exame da pele, cirurgias, crioterapia, agendamentos para cirurgias de maior porte e consultas

Público: população em geral, em especial que tenha sintomas da doença.

(Contato: Tamara Albuquerque 9308-2305/ Mônica Torres 9974-7267)