Campus Arapiraca promove Fórum sobre Gestão de Desenvolvimento

William Correia – estudante de Jornalismo

Com o objetivo principal de gerar reflexões sobre desafios gerados por processos de desenvolvimento locais que estão inseridos em contextos globais, o Curso de Administração do Campus Arapiraca promove o III Fórum Alagoano de Gestão para o Desenvolvimento: explorando as relações entre o local e o global, nos dias 3 e 4 de dezembro,  no Fórum Desembargador Orlando Manso, localizado naquele município.

A abertura será feita na quarta-feira, 3, às 18h, com a palestra do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, com o título “O desenvolvimento de Arapiraca e suas conexões com o Internacional”. Em seguida, o professor Fábio Guedes Gomes irá falar sobre A Economia Política do Desenvolvimento Econômico Brasileiro e suas Interfaces com o Local e o Internacional no Século XX”.

Temas como cooperação internacional, desenvolvimento local, movimentos locais transacionais, comércio justo e solidário, gestão ambiental e organização internacional serão debatidos com pesquisadores e profissionais da área administrativa. A realização de evento deste tipo se justifica, segundo afirmam seus organizadores, pelos indicadores socioeconômicos do Estado que são apresentados entre os mais baixos do país.

Podem participar do Fórum estudantes dos diferentes níveis e áreas de formação, sociedade civil, professores, empresários, gestores e funcionários públicos. A abrangência de público se justifica “pela importância que a temática vem ganhando para a Administração e a relevância de se buscar compreender as relações entre o local e o global”, explicam os organizadores.

O evento já está consolidado nas atividades do Curso de Administração do Campus Arapiraca. Nas edições anteriores, mais de 600 ouvintes e 20 expositores participaram do Fórum, e para esta edição é aguardado um público de 300 pessoas.