Campus Arapiraca se destaca em eventos internacionais de Computação

professor Almir apresentando trabalho em Bogotá

Diana Monteiro - jornalista

O desenvolvimento de projetos de ponta realizados pelo professor Almir Pereira Guimarães na área de Modelagem em Redes de Computadores tem rendido ao curso de Ciência da Computação do Campus Arapiraca mais projeção em eventos internacionais.

No último mês de outubro, trabalhos científicos na área foram apresentados na Colômbia e na Turquia, durante as conferências  Latincon 2010 e SMC  2010 (International Conference on Systems, Man, and Cybernetics),  que reúne pesquisadores de todo o mundo.

“Na Colômbia o trabalho apresentado foi sobre “Modelagem de Dependabilidade e Perfomabilidade de Redes de Voz e Dados” e na Turquia o Campus Arapiraca marcou participação com o projeto “Análise Quantitativa de Perfomabilidade em Redes de Voz e Dados.  “Esse mesmo trabalho será apresentado em Chennai, na Índia, no próximo mês de dezembro, durante o NetCom 2010”, salienta  Almir.

O professor Almir  Guimarães está fazendo doutorado na Universidade Federal de Pernambuco e tem como orientador o professor Paulo Maciel, da UFPe.  Os estudos científicos aprovados para apresentação nos eventos internacionais contam com a parceria das universidades federais de Uberlândia e de Pernambuco.

Docente do curso de Ciência da Computação, Almir ministra as disciplinas de Redes de Computadores (I e II), Organização e Arquitetura de Computadores e Sistemas Distribuídos.  Ele explica que a área de Modelagem é uma ferramenta para capturar informações a respeito dos sistemas para melhorar a eficiência deles. “A análise das redes tem como objetivo fazer o diagnóstico a respeito das redes para a sua otimização”, complementa o professor.

Buscando a cada dia dinamizar pesquisas na área em que atua,  Almir Guimarães diz que já tem projeto de pesquisa junto à Pró-reitoria de Extensão com a participação de dois alunos bolsistas do curso de Ciência da Computação. O projeto foi apresentado no Congresso Acadêmico 2010.

“Cada vez mais vamos estudando a rede de computadores, naturalmente  o conhecimento vai sendo repassado para os alunos, gerando diversas pesquisas para o aprofundamento científico na área. Sem dúvida,  os avanços científicos obtidos contribuem para a formação acadêmica dos alunos e futuros profissionais da Ciência da Computação”, afirma o professor  Almir Guimarães.