Capes aprova Mestrado em Enfermagem da Ufal
- Atualizado em
Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo
O Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas há 37 anos vem contribuindo para a formação local de profissionais nessa área. O avanço mais recente é a aprovação do primeiro Programa de Mestrado em Enfermagem no Estado, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Curso de Mestrado em Enfermagem tem como área de concentração “A Enfermagem no cuidado em Saúde e na Promoção da Vida”. A pós-graduação entrará em funcionamento a partir de 2011 e tem como objetivo formar mestres para a pesquisa, com ênfase no mercado de trabalho, na promoção da vida e da docência em graduação em Enfermagem.
“No Estado de Alagoas estão em pleno funcionamento muitos cursos de graduação em Enfermagem. A Ufal mais uma vez se destaca por ser pioneira na implantação de um mestrado voltado para essa área”, afirma o diretor da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), professor João Xavier, destacando o empenho e o compromisso da instituição na formação profissional qualificada.
“O Mestrado é um título há muito tempo esperado pelos alunos que concluíram o curso superior em Enfermagem e sempre acreditaram que a Universidade Federal de Alagoas poderia oferecer essa qualificação que agora se torna realidade”, diz a vice-diretora, Ruth França Cizino falando sobre a importância da Ufal para Alagoas.
"Vale ressaltar o apoio da Propep, do pró-reitor Tonholo e da gestão da Ufal", diz o professor João Xavier.
Mestrado
As linhas de pesquisa do Mestrado contemplam a “Enfermagem, vida, saúde, cuidados dos grupos humanos” e a “Enfermagem, ciência, tecnologia e inovação para o cuidado”. Inicialmente o curso ofertará 10 vagas, no edital previsto para ser lançado em fevereiro de 2011.
Segundo o diretor João Xavier, a aprovação do mestrado possibilita ao curso de Enfermagem novas perspectivas e também um aumento das produções científicas. “Além disso, a Esenfar pode coordenar editais pela Capes, Mec e CNPq que até então, não eram possíveis”, assegura.
João acrescenta também, que tendo em vista a importância da formação de recursos humanos qualificados na área de enfermagem para Alagoas, a conquista do mestrado traz um marco ímpar para a profissão na sociedade local. “Isso é proporcionado pelo trabalho em conjunto dos pesquisadores que fazem a Escola de Enfermagem e Farmácia da Ufal”, destaca o diretor parabenizando a Unidade Acadêmica por mais uma conquista.
Formam a equipe de Mestrado em Enfermagem os seguintes docentes: Regina Santos, Ruth França,Ticiano Gomes, Irinaldo Diniz (coordenador do Colegiado de Pós-Graduação da Esenfar); Camila Caixeta; Célia Rozendo; Cícera Albuquerque; Cyro Cabral; Cristina Trezza; Eliane Mella; Lysete Bastos; Maria Alayde Mendonça; Mércia Zeviani e Renata Reis.