Capoeiristas comemoram Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga

A Serra da Barriga foi o destino de 20 capoeiristas ribeirinhos ao São Francisco durante as “comemorações” do Dia da Consciência Negra. A viagem visou propiciar o contato dos participantes com as diferentes manifestações da cultura afro-brasileira presentes no local. O ápice da programação aconteceu neste sábado,20, com a realização de diversas cerimônias e homenagens, visitação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, além de apresentações artísticas e culturais.


- Atualizado em
Entre os integrantes do projeto, estão docentes e discentes de seis cursos do Campus Arapiraca
Entre os integrantes do projeto, estão docentes e discentes de seis cursos do Campus Arapiraca

Desde Agosto deste ano, professores e alunos da Ufal realizam em Penedo o projeto intitulado Formação de Professores de Capoeira Ribeirinhos ao São Francisco. O projeto tem o objetivo de resgatar e valorizar os bens imateriais e materiais da cultura afro-brasileira, especialmente aqueles contidos na expressão cultural da Capoeira.

Entre os integrantes do projeto, estão docentes e discentes dos cursos de Turismo, Psicologia, Educação Física, Enfermagem e Pedagogia e Engenharia de Pesca do Campus Arapiraca. O público-alvo do projeto são membros de diferentes grupos de capoeira oriundos de diversos municípios ribeirinhos ao Velho Chico. As aulas são realizadas quinzenalmente, no prédio da Unidade de Ensino Penedo.

Para obter maiores informações e tirar dúvidas acerca da realização do curso, entrar em contato com a comissão Organizadora pelo e-mail: arrudarafael@yahoo.com.br.


Pr