Curso de Medicina Veterinária está em processo de reconhecimento

Reitora se reuniu em Viçosa com professores e alunos

Diana Monteiro - jornalista

Já está no Ministério da Educação (MEC) a exposição de argumentos da Universidade Federal de Alagoas relativa à avaliação do Curso de Medicina Veterinária instalado na Unidade de Ensino de Viçosa, feita no mês de outubro pela Comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais (Inep).

O pró-reitor de Graduação da Ufal, professor Anderson de Barros Dantas, explica que a contra razão encaminhada ao MEC foi focada em tópicos em que houve discordância da Ufal nas notas dadas pela comissão em alguns itens. A avaliação observa a organização didática pedagógica, o corpo docente e instalação física. A escala de notas da avaliação vai de 1 a 5.

O pró-reitor explica que, dos 35 elementos avaliativos, 6 deles têm nota 3 ou acima de 3,  e 20 itens receberam nota 4 ou acima desse percentual. “Nesse contexto, se os avaliadores tivessem definido uma nota conceitual ela tenderia para 4, que dentro da escala do Inep seria excelente para um curso que ainda formará a primeira turma”, afirma o pró-reitor.

Superando as deficiências

No mês de outubro, a reitora Ana Dayse Dorea e o pró-reitor Anderson de Barros Dantas visitaram a Unidade de Ensino de Viçosa e as obras do Hospital Veterinário. Na oportunidade, a reitora apresentou o relatório do Inep e discutiu, com os alunos, professores e técnico-administrativos, melhorias para o Curso de Medicina Veterinária.

“A deficiência apontada na área de infraeestrutura era até esperado porque essa unidade de ensino ainda está se implantando e tivemos algumas dificuldades. Eu ficaria preocupada se a nota 2 fosse dada, por exemplo, ao projeto Pedagógico e à qualificação docente, mas nesses itens as notas foram boas”, disse a reitora.

O pró-reitor reafirmou que as ações para sanar as deficiências já estão sendo encaminhadas, e, antes mesmo da avaliação, eram uma preocupação da gestão. “Em relação aos laboratórios específicos, os equipamentos estão sendo definidos pela equipe de professores, que também se reuniu em outubro no gabinete da reitora Ana Dayse para avaliar as demandas existentes”, enfatizou ele.

A reitora reforçou junto à comunidade acadêmica de Viçosa que está em andamento um plano de reestruturação e revitalização, que inclui a construção do Hospital  Veterinário, com obras já iniciadas. “A Ufal está comprometida  com o desenvolvimento de Alagoas e considero,  mesmo com todas as dificuldades existentes, que temos um  projeto vitorioso voltado ao crescimento  do Estado”, enfatizou a reitora.

Avaliação

No contra-argumento encaminhado ao MEC,  a Ufal procurou suprir carências através de projetos implantados desde 2007 em parceria com instituições públicas e privadas, em especial com o Centro de Zoonoses de Maceió, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, instituições de ensino superior, Clínicas de Diagnóstico Animal, Núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público, Prefeitura Municipal de Viçosa e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas.

Encontra-se em tramitação, a assinatura de convênios para estágios com as seguintes instituições de ensino superior: universidades federais de Minas Gerais, Santa Maria, Goiás,  Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Bahia, Recôncavo Baiano, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade de São Paulo.

“No item que trata de laboratórios especializados, salientamos que a ausência de laboratórios tem caráter temporário, pois os mesmos já estão com os projetos aprovados pela gestão, aguardando somente ajustes da aquisição de equipamentos para que se possa montar o processo licitatório”, informa Anderson.

Em um dos itens do contra-argumento enviado ao MEC foi informado que o Campus Arapiraca possui laboratórios dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Química e Biologia que permitem o compartilhamento com o Curso de Medicina Veterinária, podendo a Unidade de Ensino Viçosa empreender esforços de logística para transportar os alunos para execução de atividades.

Hospital Veterinário

Uma das reivindicações da comunidade acadêmica da Unidade de Viçosa é a construção do Hospital Veterinário em uma área ampla da Fazenda São Luiz. A obra já está em pleno desenvolvimento e sofreu atraso porque foi abandonada pela empresa responsável. A construção do Hospital Veterinário tem como nova empresa responsável a Cartol Construção e Serviços Ltda, que se fez representar na reunião na Unidade de Ensino de Viçosa pelo engenheiro Júlio Cabral Toledo.

Explicando as etapas da construção, Júlio Toledo informou que a primeira etapa (terraplanagem) já estava concluída e extrapolou o prazo por conta das chuvas. “Pela nossa programação até junho de 2011 estaremos entregando o hospital totalmente concluído”, afirmou o engenheiro responsável pela obra.

Da reunião com a comunidade acadêmica de Viçosa participaram também o diretor de obras da Superintendência de Infraeestrutura Amauri Teixeira e o engenheiro fiscal da obra também da Sinfra, Wilson Porciúncula. A reitora Ana Dayse Dorea  vem acompanhando as etapas de estruturação para as atividades práticas do Curso de Medicina Veterinária que já forma a primeira turma em 2011.