Encontro nacional reúne músicos e pesquisadores em Maceió

O 1º Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Música (COMÚSICA) pretende discutir a música popular massiva em suas especificidades midiáticas, destacando lógicas econômicas, sensibilidades, formatos culturais e tecnologias e suas interrelações. O evento será realizado entre os dias 1 e 3 de dezembro, no auditório do Sesc Poço, com entrada franca.

A programação contempla pesquisadores e acadêmicos de importantes instituições de ensino do País, como Simone Pereira de Sá, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Felipe Trotta, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Eduardo Vicente, da Universidade de São Paulo (USP), e Micael Herschmann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de Ronaldo Bispo, da UFAL. A coordenação do COMÚSICA é do professor Jeder Janotti (UFAL/UFPE).

No dia 3 de dezembro, o COMÚSICA abre espaço para a apresentação dos trabalhos de outros pesquisadores selecionados, com temas que vão dos gêneros à formação de cenas musicais e da cadeia produtiva da música aos novos atores da indústria musical.

Para participar do COMÚSICA basta acessar o endereço eletrônico e realizar a inscrição, que é gratuita.

Sobre os palestrantes:

Jeder Janotti Jr. (UFAL/UFPE)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), com estágio de doutoramento na McGill University (Montreal, 2000), Jeder Janotti é atualmente professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e integrante do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista em produtividade do CNPq, o pesquisador tem experiência na área de Comunicação e Mídia, com ênfase em Cultura Midiática, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular massiva, estudos culturais, indústrias culturais e cultura midiática. É coordenador do grupo de pesquisa Mídia e Música Popular Massiva, financiado pelo CNPq e autor dos livros Aumenta que Isso Aí é Rock and Roll (2003, E-Papers) e Heavy Metal com Dendê (2005, E-Papers).

Simone Pereira de Sá (UFF)

Pós-doutora em Comunicação pela McGill University, de Montreal, no Canadá. É professora associada e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do CNPq desde 2000, Simone vem desenvolvendo pesquisa sobre cibercultura, gêneros e cenas na música eletrônica do Brasil, discutindo, no momento, o papel dos sistemas de recomendação musical.

Micael Herschmann (UFRJ)

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e com mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o pesquisador vem desenvolvendo a investigação intitulada "Indústria da música do Estado do Rio de Janeiro: perspectivas e desafios para os circuitos independentes do samba & choro, rock e seresta" (com apoio do CNPq e da FAPERJ). Nos últimos anos, vem trabalhando com os tópicos comunicação, cultura urbana, indústria da música e políticas públicas. É autor de vários ensaios, coletâneas e livros (individuais e em parceria), dentre os mais recentes destacam-se: Indústria da Música em Transição (Ed. Estação das Letras e das Cores, 2010); Comunicação e História - interfaces e novas abordagens (Ed. Mauad X, 2008); Lapa, cidade da música - desafios e perspectivas para o crescimento do Rio de Janeiro e da indústria da música independente nacional (Ed. Mauad X, 2007).

Felipe Trotta (UFPE)

Felipe Trotta é Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ, 2006) e Mestre em Musicologia (Unirio, 2001). Desde 2008, ocupa o cargo de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, onde lidera o grupo de pesquisa Mídia e Música Popular, destinado ao estudo das estratégias de construção de identidade, legitimidade estética, e das disputas socioculturais no mercado de música. É também editor da revista E-Compós (Compós, Brasília) e vice-presidente da Seção Latino-Americana da IASPM (International Association for Study of Popular Music). É co-autor do livro Fora do eixo: indústria da música e mercado audiovisual no Nordeste (Ed. UFPE, 2010) e autor de O samba e suas fronteiras: pagode romântico e samba de raiz nos anos 1990 (Ed. UFRJ, no prelo).

Ronaldo Bispo (UFAL)

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFAL, Ronaldo Bispo possui doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Tem experiência na área de Estética da Comunicação, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência estética e neurociências, formação do gosto, evolução cultural, recepção midiática, superação da dualidade cultura/biologia, relação sentimento/forma e arte/natureza.

Eduardo Vicente (USP)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Vicente tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Música Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular, indústria fonográfica, radiodifusão, tecnologias digitais e música brasileira.

Fonte: currículo Lattes/CNPq

Palestras:

1 de dezembro (abertura) | 18h às 20h

Simone Pereira de Sá (UFF)

Isto não é Rádio: Plataformas Musicais, Sistemas de Recomendação e Redes Colaborativas

Jeder Janotti (UFAL/UFPE)

Dos Rótulos e das Cenas – Uma Viagem pelo Mercado dos Afetos Musicais

2 de dezembro | 18h às 20h

Felipe Trotta (UFPE)

Cabra da Peste e um Caminhão de Raparigas: masculinidade forrozeira e identidade nordestina

Eduardo Vicente (USP)

Música ou Disco? A Questão dos Suportes e de sua Desmaterialização no Meio Musical