Engenharia de Petróleo tem quase 14 candidatos por vaga

O professor Eduardo Setton, coordenador do Laboratório de Computação Científica e Visualização da Ufal, alertou para equívoco na concorrência divulgada pela Copeve para o curso de Engenharia de Petróleo. Uma retificação no edital do PSS ampliou do 20 para 40 as vagas oferecidas na primeita turma do curso, portanto, a concorrência cai pela metade.


- Atualizado em

Lenilda Luna - jornalista

A Comissão Permanente do Vestibular da Ufal divulgou na quarta-feira, 17 de novembro, a lista da concorrência para o PSS – Processo Seletivo Seriado 2011. São mais de 26 mil candidatos concorrendo ao PSS Geral e mais de 4 mil ao PSS 3, disputando as 5193 vagas ofertadas nos 77 cursos de graduação, sendo 3663 vagas nos 50 cursos do campus Maceió, 890 vagas nos 19 cursos do campus Arapiraca e 640 vagas nos 8 cursos do campus Sertão.

Segundo o site da Copeve, o curso estreante de Engenharia de Petróleo teve 424 inscritos na disputa normal, 77 na cota masculina e 48 na cota feminina. Para as 20 vagas oferecidas inicialmente, essa seleção teria a concorrência divulgada no site, de 38,5 na cota masculina, a segunda mais alta do processo seletivo deste ano. Mas o coordenador do LCCV, Eduardo Setton, um dos organizadores deste novo curso da Ufal, alertou que foi publicado um edital retificando o número de vagas oferecidas para 40. Desta forma, a concorrência cai pela metade, sendo 13,25 no processo normal, 19, 25 na cota masculina e 12 na cota feminina.

O Curso de Formação de Oficiais é, de longe, o mais disputado. Sem inscritos nas cotas, são 2140 candidatos concorrendo a 30 vagas, o que estabelece uma concorrência de 71,3 candidatos por vaga. 

No processo normal, Medicina é o segundo curso mais concorrido, com 1907 inscritos, 29,8 por vaga. Mas na cota feminina, em Maceió, Enfermagem superou a concorrência de Medicina, com 31,4 candidatas por vaga. Em Arapiraca, a concorrência de Enfermagem na cota feminina é de 27,8.

Nutrição também foi um curso bastante procurado este ano, na cota feminina, a concorrência é de 28,6 candidatas por vaga. Outro curso bastante concorrido na cota feminina é Serviço Social: 20,8 candidatas por vaga, em Maceió, e 18,3 em Palmeira dos Índios.

No campus do Sertão, que realiza o segundo vestibular, o curso mais concorrido foi Engenharia Civil, que alcançou, na cota masculina, uma concorrência de 12,5 por vaga, no processo normal, 7 por vaga, e na cota feminina, 3,5 por vaga.

No campus Arapiraca, o novo curso de Administração Pública estréia com uma disputa de 6,4 nas inscrições normais, 8,7 na cota masculina e 5,6 na cota feminina. Este ano, Arapiraca abre também turmas de Pedagogia e Letras, que também tiveram um bom número de candidatos inscritos, com concorrências de 9,2 e 3,7, respectivamente, nas inscrições normais.

O curso com menor concorrência é Canto, bacharelado, que não teve inscritos nas cotas e no processo normal teve menos de um candidato por vaga, 0,3. Meteorologia, diurno, também está com baixíssima concorrência, sendo 1 candidato por vaga na disputa normal, nenhum candidato na cota masculina e 0,5 na feminina. Vale lembrar que Meteorologia tem se destacado em pesquisas nacionais e internacionais e já tem Mestrado reconhecido pela Capes.

Outro curso da Ufal, com ótimas referências, mas que teve baixa concorrência foi Física, bacharelado, diurno, com 1,4 candidatos no normal, nenhuma candidata na cota feminina e 0,3 na masculina. O curso tem professores com doutorado e pesquisas publicadas em revistas científicas internacionais, vários projetos importantes em andamento e possui mestrado e doutorado com conceituação 5 pela Capes.

As provas acontecem de 28 de novembro a 1 de dezembro, em 9 cidades do estado de Alagoas, que são Maceió, Porto Calvo, União dos Palmares, Viçosa, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Arapiraca e Penedo. Os cartões para acesso aos locais de prova já estão disponíveis no site da Copeve.

Confira a lista com todos os cursos e a concorrência na página da Copeve. Mais informações pelos telefones 3336-2507 ou 3326-3811, das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

Confira cartões de inscrição com locais de prova

 

Saiba mais sobre os novos cursos oferecidos pela Ufal:

Química Tecnológica e Industrial

Design

Engenharia da Computação

Engenharia de Petróleo

Três novos cursos no Campus Arapiraca