Especialização em Saúde realiza aula inaugural

William Correia – estudante de Jornalismo

Em parceria com instituições estaduais e nacionais da área de saúde, a Universidade Federal de Alagoas, por meio da Faculdade de Medicina, implanta o Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. As atividades iniciais do curso, como a aula inaugural nesta quinta-feira,2, no Maceió Mar Hotel e no Núcleo de Saúde Pública (Nusp),no Campus Maceió. O Curso prossegue até o sábado,4.

A implantação do curso se dá sob a justificativa de atender a uma necessidade da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS) através do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (ProgeSUS), do Ministério da Saúde. Este programa visa possibilitar às instituições do SUS quadros gerenciais qualificados que permitam administrar e desenvolver a área de abrangência do curso de especialização, para gerar a possibilidade de lidar com as especificidades de cada instituição.

Abrindo a programação, a partir das 8h30, após a abertura solene será realizada a conferência “Gestão do Trabalho fazendo um link com a Política Nacional de Saúde e a Sociedade Atual”, com a professora Neuza Maria Nogueira Moisés, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Osvaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), que também participa da parceria de implantação.

Neste mesmo dia, a partir das 14h, as professoras Divanise Suruagy Correia, Camille Lemos Cavalcanti Wanderley e Margarete Pereira Cavalcante mostram a “Apresentação e discussão do exercício de enlace da Unidade I – Políticas Públicas e Gestão do Trabalho e Educação na Saúde”. Nos dias 3 e 4, a programação continua na sala do Nusp, na Famed. A programação completa pode ser vista nos anexos abaixo.