Estudantes de Arquitetura elaboram projeto para o Campus Arapiraca
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
Está em fase final um projeto elaborado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, do Campus Arapiraca, que propõe melhorias na área de infraestrutura do espaço físico na sede onde funcionam onze cursos de graduação. O projeto conta com o envolvimento de 23 alunos do curso e tem a colaboração da professora Sheila Walbe Ornstein, da Universidade de São Paulo, que é uma das maiores especialistas na área de avaliação pós-ocupação no Brasil. Recentemente ela esteve em Arapiraca ministrando um minicurso nessa área durante a Segunda Semana de Arquitetura e Urbanismo.
Denominado de “Avaliação Pós-ocupação do Campus Arapiraca”, o projeto tem como objetivo realizar uma experiência didática de avaliação do desempenho dos ambientes do campus do Agreste e produzir um relatório final com propostas de melhorias com base nos pontos positivos e negativos do espaço físico.
“O projeto também é dotado de propostas para condição de conforto térmico, acústico e luminoso, de acessibilidade, de mobilidade arquitetônica, de manutenção predial e de segurança contra incêndio, de redistribuição de setores, dentre outras. O projeto prevê também a construção de novos prédios, de espaços administrativos, de convivência e a ampliação de setores como a biblioteca”, afirma a professora Thaísa Sampaio, que integra a equipe.
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca conta com o grupo de pesquisa Q-ARA com diversas atividades na área. O grupo está sob a coordenação do professor Odair Barbosa de Moraes, que convidou a professora Sheila Walbe para participar da Segunda Semana de Arquitetura e Urbanismo. O projeto teve início durante o evento e, segundo Thaísa Sampaio, ele antecede ao Plano Diretor do Campus Arapiraca, funcionando assim como um diagnóstico prévio sobre a situação do campus.
“A partir do projeto que está sendo finalizado, daremos início a elaboração do Plano Diretor do Campus Arapiraca, que tem uma comissão nomeada. A equipe está em formação, além de mim, estão como colaboradores os professores Odair Moraes, Ricardo Victor Barbosa, Geílson Vasconcelos, um técnico-administrativo do campus, um arquiteto da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e dois alunos bolsistas do curso”, informa Thaisa.