Estudantes e professores do Pibic recebem certificado de excelência acadêmica

Mesa da solenidade de entrega dos certificados, presidida pelo coordenador geral do Congresso, vice-reitor Eurico Lôbo

William Correia – estudante de Jornalismo

A VII edição do Congresso Acadêmico da Ufal, realizada em outubro deste ano, ainda tem descobramentos na programação da universidade. Nesta terça-feira (16) foram entregues 63 certificados de excelência acadêmica a alunos e orientadores de apresentações de trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica ( Pibic). O vice-reitor Eurico Lôbo, o pró-reitor e a coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Josealdo Tonholo e Silvia Uchôa;, José Roberto Santos, coordenador de Extensão e Tadeu Muritiba, presidente diretor da Fapeal estiveram presentes na solenidade de entrega.

Os trabalhos apresentados nesta edição do Congresso foram avaliados por uma comissão externa formada por profissionais de diferentes áreas e instituições. Estas avaliações foram feitas por meio da análise de relatórios e de apresentações desses projetos. Dados do histórico de pesquisas na Ufal, apresentados por Silvia Uchoa, mostraram que, no início do Pibic na universidade, apenas 30 trabalhos eram produzidos, e hoje, atingem o número de 613.

Estes seiscentos e treze trabalhos que foram apresentados no Congresso, de acordo com José Roberto Santos, consolidam a pesquisa na Ufal. “A presença de pesquisas por todo o Estado serve de estímulo para que cada vez mais estudantes se interessem a entrar no campo científico, desenvolvendo assim o seu potencial e podendo também ajudar no desenvolvimento de Alagoas”, afirma, destacando a participação dos três campi da universidade.

Josealdo Tonholo reitera a importância da iniciação cientifica na graduação como porta de entrada para um bom futuro acadêmico. “A atividade de ciência bem feita na graduação é o primeiro passo para uma pós-graduação bem sucedida”, garante, lembrando que, agora, o estudante não precisa sair do Estado para seguir carreira acadêmica graças às várias opções que a própria Ufal oferece.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) é parceira da Ufal nos projetos de iniciação cientifica. Segundo o presidente da instituição, o principal recurso da Fapeal é depositado em bolsas desse tipo. Como gestor público, posso dizer que os recursos estão sendo bem utilizados”, disse ele. Por causa da grande quantidade de trabalhos inscritos no VII Congresso, os demais certificados de excelência acadêmica, das outras categorias, serão entregues a partir do início do mês de dezembro, em data e local a serem divulgados. Foram, ao todo, 2.358 apresentações divididas entre extensão, pesquisa e pós-graduação, Pibic e outras apresentações.