Etnia em debate na unidade de ensino de Palmeira

“Política e Etnia: Reflexões sobre a História da África e Quilombos em Alagoas”, este é o tema que está sendo realizado na Unidade de Ensino da Ufal em Palmeira dos Índios, com a proposta de gerar reflexões sobre a data comemorativa do 20 de novembro.

Professores da Ufal, envolvidos em projetos ligados a questões étnicas, organizaram três dias de debates. Segundo os organizadores, a reflexão foi motivada porque  “geralmente o 20 de novembro, data em que se comemora a consciência negra, marcada pelos eventos ocorridos em Palmares no século XVII, não é muito bem compreendido em sua profundidade”

Participam da discussão, pesquisadores, professores e quilombolas. A programação foi iniciada na manhã desta terça-feira, com o tema “Etnias africanas e relação com o Brasil”, em palestra proferida pelo professor Clébio Correia, mestre em Educação pela Ufal e vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas. Em seguida, foi realizado o debate sobre os “Quilombos em Alagoas, com o professor Zezito, do curso de História da Ufal.

Nesta quarta-feira, o debate prossegue a partir de 9 h, com o tema “Vozes ativas: realidades das comunidades quilombolas”, com José Preto e Nenem, lideranças da Comunidade Guaxinim, Cacimbinhas/AL. Em seguida, “Considerações sobre o 20 de novembro”, com Saulo Luders Fernandes e Gérson Alves da Silva Jr, professores de Psicologia da Ufal.

Na quinta-feira, dia 18 de novembro, a palestra será sobre “Reflexões a partir de algumas representações de negros e negras na literatura brasileira”, a partir de 9 h, com David Lopes da Silva, professor da Universidade Federal de Alagoas.