Ferramentas de Gestão são projetos de sucesso no Núcleo de Inovação Tecnológica

Como contribuição ao Workshop Nacional dos Núcleos de Inovação Tecnológica, ocorrido entre os dias 8 e 9 de novembro, em Brasilia, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Alagoas enviou seus projetos bem sucedidos na área de gestão.

O Planejamento Estratégico e a Implantação do Manual com os Processos de Atendimento e Gestão do Conhecimento do NIT têm o objetivo de  desenvolver e implementar propostas de planejamento estratégico integrado com planos de ação, além de indicadores de desempenho. A meta é proporcionar à comunidade universitária e à sociedade um programa empreendedor, de acordo com a necessidade do mercado; e de dinamizar o trabalho de atendimento e torná-lo mais transparente.

Segundo a diretora, Silvia Uchôa, o planejamento é um elemento extremamente importante na função da gerência. " A literatura sobre planejamento estratégico apresenta-se unânime quanto à importância desta atividade para as organizações em geral, independente de seu porte ou do tipo de atividade que desenvolva.", explica.

Quanto aos objetivos da implantação do manual está a maior transparência dos atendimentos, pois estava muito centrada na figura do coordenador, conforme Silvia. "Com o procedimento padronizado, há o atendimento e o retorno para os pesquisadores,o histórico dos atendimentos efetuados e os relatórios, tendo a possibilidade de avaliar quantos destes atendimentos foram transformados em alguma forma de proteção", disse ela.

Este procedimento auxilia a consolidação do NIT no sentido da transparência e divulgação das atividades desenvolvidas, além de fortalecer a participação de cada membro da equipe, pois cada atendimento é encarado como um projeto e tem o acompanhamento de um membro da equipe.

A diretora diz ainda que o manual pode auxiliar outros NIT em relação a sua gestão. "Podemos auxiliar no sentido de criar uma metodologia de atendimento inicial ao pesquisador, que muitas vezes ainda desconhece os benefícios da lei de inovação e das possibilidades de proteção do conhecimento e posterior licenciamento e transferência do mesmo", concluiu.