Fique atento ao Calendário Acadêmico 2010

Interessados em solicitar matrícula em disciplina isolada, reabertura de matrícula, rematrícula, mudança de turno e integralização de curso devem procurar, até a sexta-feira, 26 de novembro, o Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA). Responsável por todos os documentos que dizem respeito à vida acadêmica dos alunos da Ufal, o órgão de apoio administrativo é localizado no térreo da Reitoria,no Campus Maceió.

Maria do Carmo chama atenção para as possibilidades de alunos de fora da Ufal cursar disciplinas isoladas

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

A partir da segunda-feira, 29 de novembro, o DRCA estará recebendo documentos para transferência de alunos de outras instituições de ensino superior para a Ufal. A diretoria geral do órgão, Maria do Carmo Viana, explica que o aluno interessado só pode requerer transferência para o mesmo curso e período que esteja cursando. “Aceitamos alunos de qualquer instituição de ensino superior, desde que seja um curso reconhecido ou autorizado pelo Mec”, complementou Maria do Carmo.

O aluno solicitante passará por uma avaliação prévia do currículo e, logo após, por uma prova com todos os conteúdos já estudados. Como exemplo,Maria do Carmo cita o Curso de Medicina, com cerca de 150 solicitações para uma vaga.

Maria do Carmo chama a atenção para a importância do DRCA durante toda a trajetória do aluno na universidade. “É importante que os alunos procurem seus direitos e deveres e conheçam os manuais disponibilizados pela Pró-reitoria de Graduação. O DRCA detém a vida acadêmica de aproximadamente 20 mil alunos, desde o início, com a matrícula, até o fim, com a colação de grau. É o coração da Universidade”, ressaltou a diretora.

Disciplinas isoladas

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio pode solicitar matrícula em até duas disciplinas de qualquer curso da Ufal. As disciplinas também podem ser de cursos diferentes. Para os alunos da instituição, as duas matérias podem enriquecer a parte flexível.

Os interessados devem procurar o DRCA e, no local, preencher um formulário de disciplina isolada. O órgão entra em contato com o colegiado do curso almejado para saber se existe vaga. Segundo Maria do Carmo Viana, que classifica a disciplina isolada como enriquecimento cultural, a procura também é feita por pessoas que já concluíram o ensino superior ou que estão cursando em outras instituições de Alagoas.

Reabertura de matrícula

Quem trancou um curso por até quatro semestres, o que corresponde a dois anos, pode solicitar reabertura de matrícula. O pedido tem que ser feito com um semestre de antecedência.

Rematrícula no curso

Estudantes que cursaram pelo menos um semestre na Ufal  e não realizaram mais matrícula durante três semestres podem voltar ao curso, desde que façam a rematrícula.

Mudança de turno

Assim como os demais processos, a mudança de horário deverá ser solicitado ao DRCA. Qualquer aluno da Ufal que já tenha concluído pelo menos um período pode requerer esta troca. O órgão administrativo fica responsável por fazer os ajustes necessários com a o colegiado do curso do aluno.

Integralização de curso

Uma das coisas que mais passa pela cabeça de quem está concluindo um curso é o Trabalho de Conclusão de Curso. É com o TCC que o estudante solicita a integralização do curso, ou seja, todos os ajustes necessários para que sua trajetória chegue ao fim. Com o trabalho de conclusão o aluno solicita a colação de grau.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3214-1087 ou 3214-1086 e pelo endereço eletrônico. Veja editais abaixo e veja também aqui no site o Calendário Acadêmico 2010.