Fundação Casa do Penedo realiza seminário sobre a Consciência Negra


- Atualizado em

A Fundação Casa do Penedo dentro das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em todo Brasil, realiza em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Faculdade Raimundo Marinho (FRM), Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas o Seminário - A Importância do Negro em Nossa Formação, onde se debaterá aspectos da presença do negro em diversos setores da nossa sociedade.

O evento terá a participação de professores universitários nos debates acadêmico em torno dos temas além de contar com uma programação artística e lúdica,na sede da Fundação Casa do Penedo,nesta quinta e sexta, 18 e 19 de novembro. A abertura do Seminário será nesta quinta-feira, às 19 horas.

Também será feita a apresentação pública do projeto PRAÇA DOS ORIXÁS, idealizado pela Casa do Penedo. A idéia do projeto visa à implantação de um espaço público no centro histórico que permitirá a colocação de várias estátuas de entidades mitológicas representando os orixás.

Cinco palestras serão proferidas por estudiosos da temática afro entre os dias 18 e 19 de novembro, tendo como local, o auditório da Fundação Casa do Penedo e o auditório da Faculdade Raimundo Marinho: Identidade e Resistencia – Os cultos religiosos de origem africana no Penedo, Perfomance Negra – O Negro no teatro e na música, Identidade e Resistência - quilombos, Negritude e Identidade alagoana e Legislação – A Consciência Negra e A Lei 10.639/03.

Os palestrantes convidados são: Clara Suassuna, Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro da Ufal,  Nadir Nogueira, professora da Ufal e do Centro Educacional Afro Brasileiro, Clébio Araújo, diretor Acadêmico da Faculdade Raimundo Marinho – Penedo e vice-reitor da Uneal, especialista nas Manifestações Afro-descendentes nas Alagoas, e o professor Fernando Gomes, médico, diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. O debatedor é o professor Cláudio Sampaio, da Ufal.

A programação também tem intervenções artísiticas de Gin Santos, com a performance Eco dos Engenhos – “Zumbi”, a leitura dramatizada de Nine Ribeiro, Poemas de Maria Molambo, com o Teatro Ciclo de Teatro Independente – Penedo/Al, a apresentação da Academia de Capoeira de Penedo e o  Cine Arte Popular, que vai exibir o filme Besouro.