Fundação e Pinacoteca Universitária promovem curso sobre a Internet na vida cotidiana

foto do http://debate.flogbrasil.terra.com.br

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com a Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, promove o curso: “O mundo de redes e cibermarés: 4 reflexões sobre a Internet na vida cotidian@”, com o historiador Dilton Maynard da Universidade Federal de Sergipe.

O Curso será realizado a partir desta terça-feira, 23 até a sexta-feira, 26, a partir das 18h, na Pinacoteca Universitária, localizada no primeiro andar do Espaço Cultural e faz parte das ações do Programa Estudos da Cultura e tem por objetivo atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, estabelecendo um espaço de reflexão e produção que estimule a discussão e formulação de pensamento crítico e conceitual sobre temáticas relacionadas à cultura contemporânea.

O curso propõe uma reflexão sobre as relações entre a Internet e as mudanças por ela provocadas ou influenciadas na vida cotidiana. Como, no tempo presente, a rede mundial de computadores produz influxos sobre comportamentos, relações afetivas e práticas culturais? A partir de quatro termos geradores (perspectivas, amor, arte e política), o problema será discutido.

O tema será desenvolvido através de aulas expositivas, análises de filmes e documentos sobre a temática. Os participantes serão convidados a refletirem sobre o que é a rede mundial de computadores, sobre como ela pode e tem influenciado diversos campos da vida cotidiana. Através de excertos, de canções, filmes, videoclipes, espera-se fomentar um olhar crítico sobre o ciberespaço e suas ferramentas. A cada dia, uma das palavras norteará as discussões a serem travadas.

O palestrante

Dilton Cândido Maynard possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe. Coordena o Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq).

Participou como parecerista do MEC no processo de avaliação dos livros didáticos de história do PNLD 2010 e 2011. É Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) História e membro do Conselho Editorial da Universidade Federal de Sergipe. Contemplado com bolsa FUNARTE de produção Cultural para Internet (edital 2010).

Programa:

Primeiro dia – “Perspectivas”

1. Admirável tessitura: pequena introdução à história da Internet

2. Aprendendo a navegar na cibermaré: o que podemos aprender com a web?

3. A Vida_Online – debates sobre as líquidas relações do ciberespaço

Segundo dia – “Amor”