Governo de Alagoas decreta o tombamento do prédio do ICBS

Durante a solenidade, também foi firmado convênio com a Feac

Alvaro Machado, Chefe do Gab. Civil, Governador José Wanderlei, Ana Dayse, Eurico Barros e Sérgio Moreira, sec. do planejamento

Diana Monteiro – jornalista

A assinatura de convênios na tarde desta quinta-feira,11, na Sala dos Órgãos Colegiados, na Reitoria, voltados ao desenvolvimento econômico e cultural do Estado ampliaram ainda mais a parceria da Universidade Federal de Alagoas com o Governo Estadual . O primeiro envolve a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), e destina-se a traçar um painel das atividades econômicas implementadas em Alagoas com ênfase nas cadeias produtivas que geram desenvolvimento local. Também foi assinado o Decreto Estadual de Tombamento do prédio do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS), antiga Faculdade de Medicina e que abrigará o Memorial da Ufal.

A solenidade de assinatura foi presidida pela reitora Ana Dayse Dorea e integraram a mesa o governador em exercício, José Wanderley Neto, o vice-reitor da Ufal, Eurico Lôbo, os secretários de Estado Sérgio Moreira (do Planejamento), Álvaro Machado (do Gabinete Civil) e Oswaldo Viegas (da Cultura). Além de assessores do governo estadual, estiveram também presentes o diretor da Feac, Luiz Antônio Palmeira, a diretora do ICBS, Terezinha de Jesus Calado, os professores José Medeiros e José Márcio Lessa, pró-reitores e representantes dos três segmentos da Universidade.

Dizendo ser o momento de muito orgulho para a Universidade Federal de Alagoas, a reitora Ana Dayse enfatizou o trabalho da Feac para contribuir com o desenvolvimento do Estado envolvendo diretamente a comunidade acadêmica. Ressaltou ainda o excelente trabalho que o governo do Estado vem fazendo através do Conselho de Cultura e da Secretaria de Cultura no que se refere à preservação histórica de Alagoas.

”O ICBS é o primeiro prédio da história da Ufal a ser tombado. Uma história que teve início com seis faculdades (Medicina, Direito, Engenharia Civil, Filosofia, Odontologia e Economia), em 25 de janeiro de 1961. Esse ato histórico integra as comemorações dos 50 anos da instituição,  que em 2011 terá um ano repleto de atividades. Estamos celebrando aqui esse ato que ficará no registro de nossa histórica”, destacou a reitora.

A diretora do ICBS,  Terezinha de Jesus Calado,  representou a comunidade do Instituto fazendo uma breve retrospectiva do quanto os estudos ali desenvolvidos contribuíram com a ciência. “A emoção não é só pela preservação da estrutura física, mas também pela continuidade da história feita ao longo dos 60 anos de existência daquele espaço”, frisou Terezinha.

Por vinte anos, o prédio abrigou a Faculdade de Medicina e, nos últimos quarenta anos, o então Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o Centro de Ciências Biológicas (CCBi) e, atualmente, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), sempre Ufal.

Aluno da segunda turma da Faculdade de Medicina, o professor José Medeiros enfatizou o empenho dos que lutaram para a criação do curso em Alagoas, a exemplo dos médicos  Abelardo Duarte e Ib Gatto Falcão. “A criação da Faculdade de Medicina foi um marco em Alagoas e formou a primeira turma em 1957, com 14 concluintes. O prédio do atual ICBs representa uma história vivida ali e fiquei muito feliz ao saber que no local se instalará o Memorial da Ufal”, disse o professor que também foi um dos diretores do então Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

A determinação do governador Teotônio Vilela Filho para fortalecer as instituições foi destacada pelo governador em exercício José Wanderley Neto, que relembrou os tempos como estudante do curso de Medicina  e do quanto foi importante a dedicação do  corpo docente para a sua formação humana. Fez na oportunidade um agradecimento especial ao professor José Medeiros.

O secretário e médico Álvaro Machado considerou o tombamento do prédio de enorme significação para a história de Alagoas e para a história da Medicina. “Metade dessa mesa passou pelo curso de Medicina instalado naquele prédio e sou daqueles  que acreditam que nada acontece por acaso”, frisou referindo-se à reitora Ana Dayse, José Wanderley Neto e a ele próprio que fizeram o curso no prédio do atual ICBs.

Ao falar da importância da assinatura do convênio, o secretário de Cultura Oswaldo Viegas disse que o prédio a partir do tombamento passa a ser um instrumento para que a sociedade se envolva e seja parceira na preservação da memória de Alagoas. “A preservação se inicia com o tombamento, seguida de fase de restauração e implantação das ações que ali serão desenvolvidas. Enfatizou o trabalho que o Governo do Estado vem fazendo nessa área e ressaltou a parceria já existente com a Ufal para a efetivação de inúmeras atividades.Na oportunidade foi exibido um vídeo apresentando o projeto de restauro do prédio que abrigará dentre outros espaços físicos,  auditórios e anfiteatro.