ICBS tem cinco projetos aprovados em edital do CNPq

William Correia – estudante de Jornalismo

Os últimos resultados divulgados de editais do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) mostraram aprovação de cinco propostas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal. Os projetos são voltados a temáticas que vão desde o uso sustentável do biodiesel à gestão de recursos pesqueiros em Alagoas.

Uma das propostas aprovadas é da professora Alessandra Abel Borges, na categoria C de financiamento do CNPq, com o projeto Pesquisa diagnóstica de casos de hantavirose em Alagoas, análise filogenética e estudo da resposta imune dos indivíduos com a síndrome pulmonar e cardiovascular por hantavírus. A proposta da professora será executada em parceria com a USP Ribeirão Preto, Lacen (Laboratórios Centrais de Saúde Pública) de Alagoas e Universidade de ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), através do Hospital Escola.

O objetivo é implantar metodologias imunoenzimáticas e moleculares no Lapevi (Laboratório de Pesquisas em Virologia e Imunologia) do ICBS, para realizar, pela primeira vez no Estado, o diagnostico etiológico em amostras de sangue de pessoas com suspeita da doença atendidos por hospitais de Maceió, em especial o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto.

Pelo mesmo edital universal (MCT/CNPQ Nº 014/2010), a professora Magna Suzana Alexandre Moreira foi selecionada na categoria B com o trabalho Estudo da atividade leishmanicida de novos candidatos a fármacos de origem sintética, que objetiva uma avaliação farmacológica desses novos agentes imunomoduladores leishmanicida, capazes de atuar como estratégicas terapêuticas para tratamento da leishmaniose.

Ainda neste edital, foi aprovada a proposta Informações bio-ecológicas para a co-gestão de recursos pesqueiros no litoral Norte de Alagoas, do professor Vandick da Silva Batista, que prevê geração de informação bio-ecológica para a gestão pesqueira, teste do efeito de variáveis ambientais que pescadores relacionam ao rendimento da pesca e compatibilização de épocas de reprodução de recursos pesqueiros segundo conhecimentos dos próprios pescadores e métodos tradicionais biológicos. A proposta do professor Vandick foi selecionada na categoria de financiamento A.

Em outro edital (MCT/CNPq/FNDCT Nº 03/2010), a professora Flávia de Barros Prado Moura teve projeto aprovado com o titulo Estudo do potencial da Palmeira Ouricuri (Syagrus coronata (Martius) Beccari) para a produção de Biodiesel em áreas degradadas do Semi-Árido Nordestino. A base do projeto é estimular o potencial produtivo de populações nativas e gerar subsídios ao cultivo da palmeira como alternativa de produção agrícola.

Já o professor Jorge Luiz Lopes da silva pretende, com seu trabalho, fazer mapeamento e investigação de aspectos palenteológicos, geomorfológicos, sedimentológicos e tafotonicos numa tentativa de reconstituição paleoambiental em áreas do semi-árido alagoano, visando à criação do Parque Temático de Paleontologia e da Área de Proteção Ambiental Serra da Caiçara. Seu trabalho tem como título Levantamento, resgate, diagnóstico paleontológico e salvaguarda do patrimônio fossilífero nos municípios de Olho d’água do Casado, Poço das Trincheiras e Maravilha - semi-árido do Estado de Alagoas.