Ignacy Sachs fará aula inaugural do Campus do Sertão em 2011

O professor Ignacy Sachs, uma das maiores autoridades mundiais na área de desenvolvimento sustentável ou ecodesenvolvimento e um profundo conhecedor da economia mundial, foi convidado pela reitora Ana Dayse Rezende Dorea para proferir a próxima aula inaugural do Campus do Sertão, definida para março de 2011.

Reitora mostra expansão da Ufal em Alagoas a Ignacy Sachs

Diana Monteiro - jornalista

Professor Honoris Causa da Ufal, Sachs é da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e um  estudioso da realidade brasileira e alagoana. Ele esteve nesta quinta-feira, 11, no gabinete da reitora junto com o governador em exercício José Wanderley Neto, secretários de Estado e representantes da comunidade acadêmica, participando de uma reunião  que discutiu a parceria da instituição com o Governo de Alagoas. Sachs veio à Maceió atendendo agenda do Governo Estadual.

Ignacy Sachs parabenizou a parceria firmada entre governo e Ufal, a exemplo das assinaturas dos convênios com a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade (Feac) e do tombamento do prédio do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).  ”Essa cooperação com a universidade e órgãos públicos soma forças para a viabilização do conhecimento através de pesquisas. Essa importante iniciativa resulta em propostas práticas na esfera governamental e envolve diretamente alunos e professores”, frisou.

Ações para o desenvolvimento do Estado de Alagoas e da Região Nordeste foram destacadas por Ignacy Sachs que citou a importância de Xingó nos contextos social, econômico e cultural do Estado. “Em Xingó, quatro estados nordestinos se encontram e estratégias para desenvolvimento da Região Nordeste podem ser construídas. É preciso pensar num programa mesorregional com o aproveitamento do recurso água, da agricultura regional e do clima semi-árido. O Reservatório Xingó está numa linda região turística e num lugar excepcional para Alagoas”, enfatizou Sachs, sugerindo o desenvolvimento de projetos na área de piscicultura  e a criação de um Parque Tecnológico de Xingó.

A reitora Ana Dayse fez um breve relato para o professor Ignacy Sachs e autoridades presentes sobre o Projeto de Expansão da Ufal para as regiões do Agreste e do Sertão e dos saldos positivos alcançados, dizendo considerar o projeto a maior proposta de desenvolvimento para  o Estado de Alagoas.

“Atualmente funcionam nos dois Campi da Ufal no interior 24 cursos de graduação e mais três serão instalados em 2011. Do universo de estudantes alagoanos aptos a ingressarem em um curso superior, 68% estão no interior do Estado. A Ufal tem muita clareza  de seu papel,   que é o de  contribuir com o desenvolvimento de Alagoas em todos os aspectos”, frisou Ana Dayse.

Na oportunidade foram distribuídos kits contendo livros editados pela Editora da Ufal (Edufal) e o secretário Sérgio Moreira entregou a reitora Ana Dayse publicações do Estado sobre o rio São Francisco. Como resultado da parceria com a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, foi entregue à gestão da Ufal o oitavo número da revista Economia Política do Desenvolvimento resultado da parceria que envolve a Feac, Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) e Companhia de Empreendimentos, Intermediação e Parcerias de Alagoas (Cepal).