II Festival de Música da Ufal traz Edu Lobo e Wado

Festival contará com apresentação de Edu Lobo

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

Em 2009, a Pró-reitoria Estudantil (Proest) resgatou uma alternativa de expressão que foi muito usada nos tempos em que o Brasil estava sob o regime militar: o Festival de Música na Universidade. O  I Festival de Música da Ufal (I Femufal) ocorreu após 28 anos de ausências de festivais na Universidade Federal de Alagoas.

Um ano após o 1º festival, a Proest realiza a 2ª edição do evento, de 18 a 20 de novembro. Com as apresentações de 16 músicas e shows de Edu Lobo, de Wado e também do grupo Brasil Modern Jazz Quarteto, o II Femufal, que é gratuito e aberto ao público, tem como palco a Praça Multieventos, na Pajuçara.

Segundo a coordenadora de Política Estudantil, professora Ruth Vasconcelos, o Femufal contribui para o processo educacional, já que o aprendizado é composto pelas vivências em sala de aula e pelas participações em eventos culturais, políticos e artísticos. “Música também é crescimento intelectual e o Femufal é um processo fundamental para a formação do estudante. O primeiro revelou uma demanda reprimida, onde buscamos evidenciar talentos nos campos cultural, artístico e musical”, complementou Ruth Vasconcelos.

Programação

A abertura será realizada na quinta-feira,18, às 18 horas,com apresentações dos primeiros colocados e do melhor intérprete do I Femufal.Também será feito o lançamento do CD do primeiro festival, composto por vinte músicas. Nos outros dois dias do festival, 19 e 20, também na Praça Multieventos, na Praia de Pajuçara, as apresentações serão divididas em duas etapas.

A 1ª etapa ocorre também na quinta, dia 18, com show do cantor Wado e apresentação de oito das 16 músicas selecionadas. Na sexta, 19, haverá a apresentação do grupo de jazz  e a apresentação das outras oito músicas selecionadas.

A 2ª etapa do Femufal será iniciada às 18h do sábado, 20, com a apresentação das seis músicas finalistas. O cantor Edu Lobo se apresenta a partir das 19h. O resultado dos vencedores dos três primeiros lugares e de melhor intérprete começa às 20h, encerrando o II Femufal.

Participantes

Foram realizadas mais de 40 inscrições. Destas, 16 músicas foram selecionadas. Todos os autores são estudantes da Ufal, dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Música, Odontologia, Teatro, Geografia, Letras, Psicologia e Ciências Econômicas.

As músicas são: Atenção de Edílson Ribeiro João de Deus e Eu de Marivaldo Omena Batista, ambos alunos de Letras;  Coisas que perdemos no caminho de Hartur de Melo Gomes,  Tempo de Vencer de Anderson Mateus Ventura e  Tento Negar de Yasmin Macedo Cabral, os três são estudantes de Administração; Clara de Josenildo Gomes de Lira e  Será que vai chover?de Adriano Tenório da Silva Gomes, dois alunos de Música;  Deixa que sei de Kissia Barros de Macedo da Silva e  Retirantes composta por José Gustavo Gomes dos Santos, dois alunos de Teatro.

Também foram selecionadas as composições: Diário, de Alain Jefferson Oliveira Simplício, e Pés no chão, de André Meira Gontijo; Budapeste, de Rodrigo Avelino dos Santos, estudante de Ciências Econômicas; O tempo, de Wagner de Oliveira Santos, aluno de Psicologia, “Sempre igual”, de Arthur Liberato de Souza Silva, estudante de Odontologia, e “Soul Alagoas”, de Alex Silva Viturino, aluno de Biblioteconomia.

Premiação

Os prêmios são de R$ 3 mil para o 1º lugar, de R$ 2 mil para o 2º lugar e de R$ 1.000 para o 3º lugar. O melhor interprete recebe prêmio de R$ 500,00.

Atrações

Edu Lobo

O carioca Edu Lobo é cantor, compositor, arranjador e instrumentista. Influenciado pela bossa nova, iniciou sua carreira nos anos 60. Nesta época, compôs em parceria com Vinicius de Moraes a música Só me fez bem. Algumas composições de destaque são Beatriz e O circo místico, com Chico Buarque, Arrastão, com Vinicius de Moraes e Aleluia, com Ruy Guerra.

Wado

O catarinense, criado em Maceió, Wado, é autor dos CDs Atlântico negro, Terceiro mundo festivo, A farsa do samba nublado, Cinema auditivo e O manifesto da arte periférica.