Incubal participa do Encontro de Empreendedorismo Digital

Incubal participou  com stand de divulgação
Incubal participou com stand de divulgação

William Correia – estudante de Jornalismo

A Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal), entidade que reúne micro e pequenas empresas de bases tecnológicas no Estado participou como convidada, neste mês de novembro, do Encontro de Empreendedorismo Digital realizado pela Secretaria Estadual do Planejamento e do Orçamento. Realizado no auditório João Sampaio, no Cesmac, o evento teve como objetivo apresentar oportunidades de desenvolvimento profissional para pessoas entre 18 e 27 anos por meio de iniciativas do mundo digital.

A Incubal participou do Encontro, através de stand montado, divulgando suas iniciativas para o público presente. Por meio de seminário, mini-cursos e espaços para divulgação e relacionamento, cerca de 250 pessoas puderam conhecer maneiras de como os recursos do meio digital podem representar uma alternativa para a cidadania e empregabilidade. Segundo a organização do evento, nele pode-se mostrar que o digital possibilita à sociedade melhores oportunidades, além de explorar a existência de ações pensadas exclusivamente aos jovens.

Os organizadores também destacam a possibilidade de, no encontro, ter havido troca de experiências entre as instituições participantes, através de seus empresários de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e os jovens expectadores ou que também já se iniciam na atividade, além de possibilitar propostas concretas de empregabilidade e empreendedorismo a estes.

Incubadora em atividade há 11 anos

Criada em 1999, com o intuito de contribuir para a criação, desenvolvimento e aprimoramento de micro e pequenas empresas de base tecnológica com ações inovadoras, em seus serviços mercadológicos, gerenciais e de recursos humanos, a Incubal é fruto de parceria entre onze instituições do Sistema Local de Inovação.

Funcionando como laboratório de ideias, a Incubadora coordenada pela Universidade Federal de Alagoas iniciou suas atividades com os empreendimentos Interacta Química Ltda e DNA Teste Laboratory, e influenciou o surgimento de outras instituições do gênero como o Núcleo de Incubação de Empresas de Xingó (Niex) e o Núcleo de Incubação de Empresas Sócio-culturais Espaço Gente, também coordenadas pela Ufal.