Intercâmbio em Sevilla abre espaço para parceria com o Campus Arapiraca

Primeiro aluno do Campus Arapiraca a realizar um intercâmbio para a Espanha, Silas Emanoel de Holanda Santos, do Curso de Ciência da Computação, passará seis meses na Universidade de Sevilla,no Programa Fórmula Santander, que selecionou recentemente no Brasil cem estudantes de diversas Instituições federais de ensino superior.

Silas Emanuel e o professor Marcelo Oliveira já trabalham em projeto de extensão

Diana Monteiro – jornalista

“Fazer um intercâmbio numa universidade espanhola que tem se destacado no âmbito tecnológico educacional, contribuirá, sem dúvida, para o meu crescimento acadêmico e profissional. Mas, ressalto também, a importância desse intercâmbio com o Campus Arapiraca que ganha bastante e passa a dar os passos iniciais em busca de parcerias internacionais”, afirma Silas Holanda.

Nascido em Arapiraca, onde cursou o ensino fundamental e médio no Colégio Rosa Mística, Silas acrescenta que a experiência servirá também para conhecer o funcionamento de um  curso de Ciência da Computação numa universidade européia. “Com as informações que trarei, tenho como objetivo também, despertar neles a vontade de vivenciarem uma nova experiência, conhecendo uma outra cultura, um outro estilo de vida e, principalmente,  um outro sistema educacional”, diz Silas.

A solenidade em São Paulo, promovida pelo Programa Fórmula Santander, ocorreu no Autódromo de Interlagos, durante a realização do Grande Prêmio de Fórmula 1,  no dia 7 de novembro, e contou com a presença da reitora Ana Dayse Rezende Dorea.

Silas diz considerar-se um vencedor  desde  o momento em que entrou no avião com destino a São Paulo. “Fui convidado a conhecer a cabine do avião, sentando-me inclusive, na cadeira do piloto. Guardarei com bastante carinho a camisa e credenciais autografadas pelo piloto Felipe Massa. Essas lembranças fazem também parte de uma nova etapa de minha vida, conquistada através do intercâmbio internacional”, frisa o  aluno.

Da Ufal também foi selecionada a aluna Tarsila Santos, do Curso de Engenharia Química do Campus Maceió.

Carreira acadêmica

Silas destaca a dedicação de Marcelo Oliveira, coordenador do curso de Ciência da Computação, que foi determinante para a sua seleção. “O professor Marcelo me deu apoio em todas as etapas do processo de seleção, explicando-me os mínimos detalhes do funcionamento do programa”, disse. Faz agradecimento também, a todo corpo docente do curso e à direção do campus. “Agradeço ainda aos meus colegas, a direção da Ufal e ao Banco Santander por terem compromisso com a educação no Brasil”, enfatizou, reconhecendo o empenho de seus pais para que lograsse êxito.

Dizendo que a presença da Universidade Federal de Alagoas no interior simboliza inúmeras oportunidades de vida também para os estudantes alagoanos, Silas informa que seguirá carreira acadêmica. “Pretendo ser professor da Ufal no Campus Arapiraca e assim contribuir com a formação de novos cientistas da computação”, enfatiza Silas.

Divulgar o curso de Ciência da Computação junto à comunidade estudantil de Arapiraca é uma preocupação do aluno, que vem elaborando, sob a orientação do professor Marcelo Oliveira, um projeto com essa finalidade. “O projeto objetiva divulgar nas escolas das redes públicas que o curso não é “um bicho de sete cabeças”,  desmistificando o que muitos falam e assim atrair mais alunos”, ressalta Silas Holanda.

Bolsas do Intercâmbio

Parabenizando  os estudantes, a reitora Ana Dayse destacou a participação da Universidade em mais uma ação do banco espanhol com as universidades. ”Mais uma vez nossa Universidade se credenciou graças ao trabalho que a Assessoria Internacional vem realizando ao longo dos últimos cinco anos, com dinamismo, empenho e qualidade”, disse ela.

Ana Dayse acrescenta que merece destaque o empenho e a dedicação da Ufal com vistas ao ensino superior internacional, com várias ações permanentes, como seminários, reuniões e oportunidades para estudantes e professores da graduação e da pós-graduação.

O Programa Fórmula Santander integra a política de internacionalização e de valorização do ensino de graduação, promovendo o intercâmbio de pessoas, culturas e conhecimentos, fomentando a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica. Silas e Tarsila viajam para Sevilla no segundo semestre de 2011.