Museu Théo Brandão expõe esculturas em homenagem à consciência negra
- Atualizado em
Por Jacqueline Batista
Até o dia 10 de dezembro, o Museu Théo Brandão expõe a mostra Capoeira: sonhos, lutas e liberdade. A exposição é resultado do trabalho elaborado durante dois anos pelo artista Rafael Carneiro. As sessenta peças em madeira, que retratam movimentos de capoeira, foram confeccionadas quase diariamente pelo autor, após intensa pesquisa sobre o universo dessa forma de expressão, que está na raiz cultural do povo brasileiro.
O artista aproveitou a semana em que se comemora a consciência negra para mostrar seu trabalho, e, ao mesmo tempo, homenagear a cultura que veio da África. Rafael Carneiro, que fez sua primeira exposição no Museu Théo Brandão há dois anos, também utilizando a madeira para expressar movimentos aéreos, através de atletas, bailarinos e acrobatas, tem no movimento a expressão maior de seu processo de criação. Desde que começou a confeccionar as peças em madeira, o bancário aposentado, faz da sua arte uma forma de superação e de expressão da liberdade. “Quando comecei a fazer esculturas, estava doente com pouca perspectiva de vida, fiquei um período com deficiência física, e como gosto muito de dançar, eu me transportava para as peças que criava”, conta.
Seu Rafael começou a produzir há dez anos, apenas por hobby, até que a primeira exposição realizada no Théo Brandão, o motivou a construir um perfil mais profissional. Não à toa, as palavras que marcam o título da exposição, sonhos, lutas e liberdade, também poderiam ser utilizadas para retratar a vida do artista, assim como a força do movimento negro, do qual a capoeira é um dos maiores símbolos de expressão.
Serviço:
O que: Exposição Capoeira: sonhos, lutas e liberdade
Onde: Museu Théo Brandão - Avenida da Paz – 1490
Quando: até 10/12, durante o horário de funcionamento do Museu: de terça a sexta, das 9 h às 17h, e aos sábados, das 14 às 17h.
Entrada Franca.