Nefrologia implanta Musicoterapia para pacientes do HU

Além das complicações causadas pelo uso de medicamentos e alterações no metabolismo, o tratamento de hemodiálise causa também problemas psicossociais aos pacientes em fase de tratamento. Em longo prazo, o impacto da doença renal pode remeter o enfermo a um forte stress mental e emocional. Para amenizar as decorrências do processo de recuperação e proporcionar uma melhor qualidade de vida, o setor de Nefrologia do Hospital Universitário implantou este ano a Musicoterapia, que tem ocasionado um ar mais harmonioso durante as seções.

A Musicoterapia tem mudado a rotina dos pacientes na hemodiálise

Por Lucas Alcântara

Lançado no HU pela enfermeira Maria José, o momento de descontração tem surtido efeito quanto ao andamento do tratamento. De acordo com a idealizadora, antes, os pacientes apresentavam pique hipertensivo e intercorrências durante a realização das seções, além também de chegarem deprimidos ao hospital. Após a implantação da terapia, foi constatado que o tratamento tornou-se mais ameno.

“Desde que foi implantada, a Musicoterapia mudou a rotina dos pacientes na hemodiálise. Hoje eles chegam ao HU com outro aspecto, chegam mais animados e empolgados para cantar, o que acabou transformando o ambiente num lugar mais alegre. A terapia também acabou com as intercorrências durante as seções”, ponderou a enfermeira Maria José, que se orgulha em trazer ao hospital um projeto pioneiro no Estado.

Com a participação dos acompanhantes e de toda a equipe de nefrologia, o momento de descontração é realizado por uma dupla de músicos voluntários, que tocam desde músicas cristãs às bregas, variando de acordo com a escolha do repertório feita pelos pacientes. A Musicoterapia tem sido realizada às quartas-feiras e, segundo afirma Maria José, não estava acontecendo com maior frequência devido à dificuldade de conseguir os músicos.

Para Cícero Gomes, 58, que passa pelo tratamento há quatro anos no HU por conta da perda das funções renais pela diabetes, a terapia “é um momento de alegria na infelicidade da doença”. Segundo ele, nos dias da Musicoterapia as horas passam mais rápidas e o tratamento se torna menos agressivo psicologicamente. “Hoje eu me sinto bem melhor. Se tivesse isto todos os dias seria ótimo”, disse o paciente.

Atualmente, a Nefrologia atende 12 pacientes por seção, que são atendidos às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, sendo seis a cada turno. Este não é o primeiro projeto idealizado para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes. O setor sempre tem inovado no HU, realizando ações que são reconhecidas como essenciais para amenizar o processo doloroso pelo qual passam os enfermos.