Número de mortos pela dengue em 2010 já é recorde em Alagoas
- Atualizado em
do site Tudo na Hora
Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que Alagoas já registra, em 2010 (segundo dados apenas dos 10 primeiros meses do ano), o número recorde de 49 mortes notificadas e 19 confirmadas – o que significa um aumento de 226% em relação a 2009. O recorde era de 2008, com 46 óbitos notificados e 19 confirmados.
O número de casos graves da doença no Estado também bateu recorde, com 780 ocorrências registradas até outubro.O boletim epidemiológico aponta que os 102 municípios notificaram um total de 50.384 casos suspeitos de dengue. O número, porém, vem caindo semana a semana. Na semana 43, por exemplo, foram apenas 40 novos casos, contra os 2.492 registrados na semana número 20, que registrou o maior índice.
Alerta
Uma nova avaliação do Ministério da Saúde revela que Arapiraca, Maceió e outros 121 municípios estão em situação de alerta por conta do índice de infestação por larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Isso quer dizer que os municípios apresentaram índices de 1% a 3,9% dos imóveis analisados com infestação.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, Arapiraca apresentou média de infestação de 3,9% e ficou a 0,1 ponto percentual de ser enquadrada como situação de risco de surto. Já Maceió apresentou índice de 2,4%. Os dados foram apresentados durante o lançamento da campanha nacional de combate à doença, em Brasília.
O secretário de Estado da Saúde e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Herbert Motta, participou do lançamento nacional da campanha de combate à dengue versão 2010/2011. “A campanha enfoca exatamente a gravidade da dengue e a necessidade de envolvimento diário de governos e da população no combate ao mosquito”, destacou.